top of page

Tecnologia italiana para a olivicultura brasileira

Atualizado: 3 de fev. de 2022

O sucesso da olivicultura moderna assenta em dois princípios fundamentais: a redução dos custos de produção e a obtenção de um produto de qualidade, com características organolépticas peculiares.

A técnica de colheita rápida e eficiente pode contribuir a alcançar ambos os aspectos. Embora, não haja dúvidas de que, a colheita mecanizada de azeitonas reduz significativamente os custos de produção, esta técnica ajuda a melhorar as características do azeite, reduzindo o tempo entre a colheita e a moagem, evitando o contato das azeitonas, mesmo por períodos limitados de tempo, com o solo, o que piora a qualidade do produto processado.

A Sicma SRL – Empresa Italiana de Construção de Máquinas Agrícolas, fundada em 1991, disponibilizará aos olivicultores no Brasil a sua experiência de campo na colheita mecanizada de azeitonas.

A tecnologia Sicma também pode ser utilizada para a coleta de nozes, noz-pecan, amêndoas, pinhões e demais fruta para processamento industrial como maçã, ameixas ou cerejas.

A tecnologia na colheita

Sicma está presente em mais de 20 Países, incluindo a América do Sul, fabricando em suas próprias instalações toda a linha de autopropelidas, com potências que variam de 67 a 140 CV, completas ou não com guarda-chuva, com pinça vibratória frontal ou lateral.

A linha de maquinas também inclui aplicações (dianteiras ou traseiras) em tratores de rodas ou esteiras e em diferentes unidades de tração (por exemplo, escavadeiras, minicarregadeiras, manipuladores telescópicos), completando assim a oferta para melhor atender às necessidades de coleta nas diferentes condições de cultivo, em qualquer latitude.

Entre os diferencias das maquinas Sicma, o sistema de vibração da pinça, que é de altíssima frequência com oscilações alternadas, bidirecional e com dupla velocidade, otimizado para maximizar a porcentagem de frutos derrubados por torção bidirecional do pecíolo, especialmente para genótipos a frutos pequenos (ex. Koroneiki, Arbequina, Arbosana).

O Departamento de pesquisa da empresa desenvolveu compostos de borracha (disponível em várias composições e durezas) para garantir a máxima eficiência na transmissão das vibrações ao tronco ou ramas evitando danos aos órgãos lenhosos perenes das plantas.

As pinças Sicma possuem o sistema de paragem e arranque instantâneos e alinhamento os quais, juntamente com a pinça do modelo a tesoura faz com o que o tronco da planta seja agarrado mesmo com alinhamento imperfeito, otimizando o tempo de colheita.

O guarda-chuva, com diâmetro variável de 5 a 8m, pode ser completamente retirado das máquinas por meio de engates e tomadas hidráulicas rápidas. Assim as máquinas podem trabalhar exclusivamente com a pinça vibratória, utilizando o braço telescópico. Este braço é capaz de atingir as ramas de até 5 m de altura. A caixa do guarda-chuva pode levar até 450 kg de produto antes de ser descarregadas. Em condições medianas, as máquinas podem colher uma média de 450 plantas por dia.

SPEEDY com guarda-chuva é uma colheitadeira autopropelida de 90 ou 125 HP com 3 rodas (2 motrizes) com uma única roda traseira que, junto o controle por Joystick permite a maior agilidade e eficiência nas manobras, mesmo em alta densidade de plantio. A pinça New Generation tem vibração de alta frequência e o guarda-chuva pode ter de 5 até 8 m de diâmetro.    

B411 Plus com guarda-chuva é uma máquina autopropelida de 4 rodas motrizes com cabine fechada e ar condicionado (opcional). A vibração è de alta frequência e o guarda-chuva pode ter um diâmetro de 5 até 7 m, com caixa de armazenamento de 250 kg de azeitonas.

O TR80 com guarda-chuva é uma máquina traseira que pode ser acoplada a tratores de pelo menos 90 Hp. A máquina possui rodas de apoio com direção hidráulica, atua pelo eixo cardan (540 rpm) e é controlada inteiramente por controle remoto.

A pinça é a New Generation de última geração abre até 55 cm e a caixa do guarda-chuva (diâmetro de 5, 6 ou 7 m) pode armazenar 250 kg de azeitonas.

Já vai pensar em como colher suas azeitonas?

A empresa em breve fará uma demonstração de seus produtos no Brasil.

Quer saber mais? Conheça os produtos clicando abaixo.

Entre em contato:

Instagram : @sicma_srl

 Tel (+39) 338 8316052 (Itália)

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page