top of page

SUDOLIVA 2020

O já conhecido SUDOLIVA é o Concurso Internacional de oliveiras Patrimoniais e Azeites extravirgem da América. Neste ano, foi realizado no dia 10 de dezembro, às 17h, horário de Brasília, de forma on-line com jurados e olivicultores de todo o continente americano.

Evento acadêmico e cultural, que foi criado pelo peruano e especialista em azeitonas e oliveiras, Gianfranco Vargas Flores, que possui todos os direitos reservados e registrados pela Resolução INDECOPI nº 015372-2018 / DSD.

Com o objetivo de identificar, destacar e proteger as primeiras oliveiras cultivadas nas regiões olivícolas da América, e através da valorização da identidade regional, o intuito é promover a gestão turística ou Olivoturismo, de forma a garantir a sustentabilidade das Oliveiras como Patrimônio Cultural.

Peru, Chile, Argentina, México, Brasil, Uruguai e Estados Unidos participaram do Concurso que busca reconhecer as oliveiras mais ancestrais e estabelecer uma rota turística de oliveiras centenárias na América.

O prêmio Olivo Patrimonial da América foi obtido pela oliveira de 400 anos de Arauco apresentado pela Câmara de Industriais de Oliveira de La Rioja da Argentina.

Foto: SUDOLIVA 2020

Com o título de Olivo Patrimonial da América do sul , foi baseado na oliveira de Poquera, propriedade de Flor de María Mejía, localizada em Ilo, Peru.

Foto: SUDOLIVA 2020

O Olivo Patrimonial da América do Norte, foi concedido ao Olivo Criollo do Município de Chimalhuacán de Xochiaca no México.

Foto: SUDOLIVA 2020

Além disso, a oliveira de propriedade de Aurora Herrera, foi premiada com a medalha de ouro como Olivo Patrimonial da região de Moquegua.

Foto: SUDOLIVA 2020

Menções honrosas por país foram para a oliveira de Rafael Gallegos de Yauca como Olivo Patrimonial do Peru. Do Chile a Ocurica de Azapa, como Olivo Patrimonial de Argentina para Olivícola LAUR, e como Olivo Patrimonial de Uruguai para o Olivo de Barrio Peñarol.

Os vencedores foram reconhecidos por suas Árvores Monumentais, com uma Medalha de Ouro por terem obtido as melhores notas entre as 24 oliveiras participantes, da mesma forma terão o reconhecimento com um Diploma de Honra e farão parte da rota turística de Oliveira na América.

No Brasil, tivemos a representação da Oliveira da Cruz, nominada pelo Eng. Agrônomo Gabriel Tarquinio Bertozzi, proprietário da Olisoft, Poços de Caldas/Minas Gerais, que em próximo artigo nos falará mais sobre esse lindo exemplar.

Foto: SUDOLIVA 2020

OLIVO PATRIMONIAL POR PAÍS

OLIVO PATRIMONIAL ARGENTINA Olivo Centenario LAUR, Mendoza, Argentina Nominador: Olivícola LAUR OLIVO PATRIMONIAL BRASIL Olivo de la Cruz, Flora Paradiso, Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil. Nominador: Gabriel Tarquino OLIVO PATRIMONIAL CHILE Olivo El señor de Ocurica, Azapa, Arica Parinacota, Chile. Nominador: Máximo Karl Paniagua OLIVO PATRIMONIAL ESTADOS UNIDOS The oldest olive in Texas, Bel Asher House, Asherton, TX, USA Nominador: Jim Henry and Bill Millet OLIVO PATRIMONIAL MEXICO Olivo Criollo, Xochiaca, Chimalhuacán, Estado de México, México. Nominador: Municipio de Chimalhuacan OLIVO PATRIMONIAL PERU Olivo Don Juan Santos, Yauca, Caravelí, Arequipa, Perú. Nominador: Rafael Gallegos García OLIVO PATRIMONIAL URUGUAY Olivo Barrio Peñarol, Perez Castellano, Montevideo, Uruguay. . Nominador: Jorge Pereira

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page