top of page

SAUDABILIDADE

A SEMALIM é um evento acadêmico, cultural e tradicional, que ocorre desde 1981, entre as instituições na área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos do país, sendo este organizado por alunos do 4º ano da FEA UNICAMP que formam uma comissão organizada a cada edição.

A SEMALIM tem por finalidade disseminar o conhecimento a respeito de assuntos relacionados à indústria de alimentos por meio de mini-workshops, palestras, debates e visitas técnicas às indústrias relacionadas ao ramo. Durante o evento, desenvolve-se a aproximação entre empresas e o meio acadêmico complementando, assim, a formação de um profissional e possibilitando a integração entre as pessoas de todo o país!

O tema Saudabilidade consiste em uma associação direta com a nutrição, que inclui o corpo, a mente e a alma. Esse tema, de forma geral, tem como foco abordar aspectos mais saudáveis nos alimentos, desmistificando a ideia, muitas vezes equivocada, de que alimentos industrializados não se encaixam em uma dieta saudável.

Apresentando, ainda, a visão e os desafios das empresas para buscarem cada vez mais linhas saudáveis e que tenham um grande apelo dos consumidores.

Dessa forma, o tema torna-se uma tendência, uma vez que nos dias de hoje existe uma grande preocupação com o aspecto nutricional dos alimentos, prezando por alimentos mais saudáveis, que tenham benefícios à saúde e saborosos.

Parceiros da SEMALIM 2021

Na programação do evento, um dos cursos oferecidos é sobre os Óleos e gorduras onde se enquadra o uso do azeite de oliva, para quem quer saber mais sobre o processo de extração, inovações e os desafios de desenvolvimento de produtos com baixos teores de gorduras, entre outros assuntos.

O curso será ministrado pelo Professor Renato Grimaldi* que será realizado nos dias 05 e 06/08 das 19h às 21:30h.

Óleos e gorduras

Nos doces, chocolates, massas, sorvetes, snacks, nos temperos para saladas e, até mesmo nos cosméticos, podemos encontrar óleos e gorduras, percebendo que são importantíssimos para a indústria de alimentos e suas tecnologias. No entanto, o consumo de óleos e gorduras demanda certo cuidado para evitar riscos à saúde, por essa razão, a indústria tem buscado novas tendências e tecnologias. 

O curso de Óleos e Gorduras da Semalim será dividido em dois dias, sendo que no primeiro, a Pieralisi irá trazer todo o processo de extração de azeite, a busca por qualidade no desenvolvimento de seus equipamentos e suas inovações, junto da Fazenda Irarema, falará sobre as variedades do produto atrelada às características sensoriais e aos benefícios trazidos por ele.

Já no segundo dia, teremos a presença da Cargill, junto com o Professor Renato Grimaldi, para nos contar quais os desafios enfrentados para o desenvolvimento de produtos com baixo teor de gorduras saturadas, sem aumentar gorduras trans, assunto que está diretamente relacionado com as novas legislações. E como a universidade pode trabalhar ao lado da indústria para desenvolver novos ingredientes e produtos visando a saudabilidade?

*Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Ribeirão Preto, Mestrado e Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Tecnologia de Óleos e Gorduras. Atualmente é Pesquisador no Laboratório de Óleos e Gorduras na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), UNICAMP. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: extração, refino, modificação (hidrogenação, interesterificação e fracionamento) de óleos e gorduras, desenvolvimento de produtos, análises instrumentais (HPLC, CG, UV, DSC, RMN, Microscopia) e alimentos funcionais. Bolsa Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT 2016. DT-II . (Fonte: Currículo Lattes)

https://www.semalim.com.br/cursos

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page