top of page

Os 10 mandamentos do Azeite

NÃO PEQUE NA HORA DE COMPRAR

Por Prof. Jorge Pereira Benitez & Mauricio Gouveia

  1. Acidez – NÃO compre azeite por acidez. Esta é um parâmetro químico, não perceptível ao paladar que somente indica se o azeite é extravirgem ou não. Azeites extravirgem têm, no máximo, 0,8% de acidez. A acidez é um indicador da qualidade da fruta no processo de elaboração.

  2. Luz – NÃO compre azeite extravirgem sem estar em garrafas escuras ou embalados em caixas. A ausência de luz evita oxidação e o azeite extravirgem fica mais íntegro e mais fresco.

  3. Cor – NÃO deixe a cor do azeite te influenciar. Esta não determina a sua qualidade e apenas depende da altura da colheita ou variedades de azeitona.

  4. Validade – NÃO compre azeite com mais de 18 meses, quanto mais novo melhor. Priorize os que têm a data da safra/envase/colheita como informação no rótulo.

  5. Origem – NÃO escolha azeite por origem. Existem bons azeites e maus azeites em todos os países produtores. A colheita no Hemisfério Norte começa em outubro/novembro e no Hemisfério Sul em fevereiro/março.

  6. Nariz – NÃO compre azeite com aroma de ranço e mofo. Um azeite extravirgem deve ter cheiro de grama verde, tomate, frutos secos, etc…

  7. Boca – NÃO compre azeite com paladar desagradável. Um bom azeite extravirgem deve ser harmonioso, frutado, amargo, picante, etc..

  8. Frituras – NÃO acredite em fake news. Fritar com azeite é muito bom, pois é o óleo que nas frituras mais mantém sua integridade a altas temperaturas.

  9. Remédio – NÃO consuma qualquer azeite. Um bom azeite extravirgem é um remédio íntegro e não fraudado, que faz bem à saúde e é eficaz nos seus benefícios. Procure um excelente azeite extravirgem, ele custa menos que uma garrafa de vinho médio e dura muito mais.

  10. Dietas – NÃO deixe de usar bons azeites extravirgem todos os dias. Nas torradas pela manhã, nas carnes, saladas e sobremesas, um bom azeite extravirgem harmoniza sua refeição. Não estrague uma boa alimentação com produtos de má qualidade.

Faça as suas escolhas com boa informação. NÃO peque na hora de comprar

Azeite Extravirgem.


BRAZIL iOOC – Brazil International Olive Oil Competition, é a Competição Internacional que traz os melhores azeites do mundo para o nosso país.

Acesse o logo e inscreva-se

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page