top of page

AS ROTAS DOS AZEITES E OLIVAIS

Por Elisabeth Cristina Drumm*

O momento pelo qual passamos, de afastamento social, está delineando um novo turista. Inúmeras são as dúvidas sobre o processo de retomada do turismo e como o turista voltará a sentir-se seguro, bem como todos os envolvidos no processo de receptivo dos atrativos.

Há uma tendência de que o turista decida sobre a próxima viagem, considerando: 1) a oferta de experiências diferenciadas; 2) o uso de recursos tecnológicos; 3) a sustentabilidade (ambiental, econômica e social), e; 4) a integração dos atrativos regionais. Provavelmente, essa combinação venha a ser a principal expectativa do viajante, ou o seu “novo normal”.

Pensando nisso, a agência Rotas da Terra prepara-se para a retomada do turismo. Os roteiros estão sendo organizados em parceria com os produtores rurais, o setor hoteleiro e de pousadas e o gastronômico.


O ambiente da região do Pampa Gaúcho é favorável, considerando o olhar deste novo viajante. Nossos campos vastos, os olivais, as pousadas e hotéis oportunizam o espaço e as experiências que o turista espera encontrar e guardar em suas memórias.

As rotas, em torno dos Azeites e Olivais, integram visitas técnicas nas indústrias, degustações e experiências gastronômicas regadas pelos melhores azeites e vinhos produzidos na região.

Para aproveitar a paisagem deslumbrante do Pampa Gaúcho, iluminado por um Pôr do Sol espetacular, é possível caminhar, pedalar ou cavalgar por trilhas entre as oliveiras e participar da colheita das azeitonas. Ou ainda, aventurar-se em caminhadas entre os monumentos naturais de pedras e grutas da Serra do Sudeste.


As rotas Vinhos e Azeites procuram integrar vinícolas e indústrias de azeite. O objetivo é ampliar a possibilidade das experiências, a partir da gastronomia regional, regada pelos melhores vinhos e azeites, servidos em meio à paisagem do Pampa. Atualmente, a agência possui as seguintes parcerias:

A Casa Albornoz integra a encantadora paisagem da região, com o Cerro Palomas a sua frente. Além de encantar-se com a paisagem, é possível experimentar os azeites juntamente com as nozes e o mel de diferentes florações.

A Azeites do Pampa Agroindústria produz azeites com a marca TerraPampa. Reúne empreendedores inovadores e arrojados na busca pela qualidade e excelência na produção de azeite no Pampa. As azeitonas garantem um azeite fresco, intenso, com sabor e aroma que representam o Pampa Gaúcho.

O projeto Olivais Vila do Segredo percorreu o caminho da história, dos antepassados e da importância da oliveira e do azeite, porém, sem perder o olhar para o futuro. Para contemplar a paisagem do Parque da Pedra do Segredo e degustar os azeites, será inaugurado em breve a hospedagem temática em meio aos olivais.

Na indústria do Azeite Batalha, além de degustar os azeites, é possível conhecer as instalações e apreciar uma refeição típica da Campanha. O Resort Temático do Pampa, a ser localizado na Estância Velha, e o hotel em Candiota são os próximos projetos a serem implementados.

A programação é realizada em até 8 dias e o Full Day é um dia repleto de intensas experiências.

Saiba Mais pelo contato via facebook e instagram @rotasdaterraturismo

*Dra. Desenvolvimento Regional (CAPES/UNISC) – Rotas da Terra Agência de Turismo Receptivo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page