top of page

Vencedores do concurso de azeite de oliva extravirgem organizado pelo COI – MARIO SOLINAS


Canguçu/RS e a Fazenda Serra dos Tapes em Festa.





Um das premiações mais importantes no mundo do azeite de oliva extravirgem é o prêmio Mário Solinas e pela primeira vez será recebido por um produtor Brasileiro. Isso mesmo, a Fazenda Serra dos Tapes foi premiada com o Mário Solinas, A Fazenda Serra dos Tapes, localizada no município de Canguçu/RS.


Um lugar que possui vários atrativos e perfeito para quem quer conhecer a cultura milenar do azeite de oliva, viver uma experiência gastronômica diferenciada através do olivoturismo.




Todo o cuidado e tecnologia avançada, preservando as características naturais do fruto, colhido nos olivais da Fazenda Serra dos Tapes, tem o cuidado da sommelière de azeites e mestra de lagar da Fazenda Serra dos Tapes, Cláudia Santos. Da colheita aos processos do Lagar, todas as etapas passam pela análise minuciosa da nossa especialista, que supervisiona desde a produção até a análise sensorial dos Azeites Pecora Nera.


SOBRE A PRODUTORA

Com 210 hectares, divididos entre os olivais Trapeira e Paraíso, na Fazenda Serra dos Tapes são produzidas as linhas de azeites de oliva extra virgens Pecora Nera e Potenza Blend.

Localizada no município de Canguçu, a fazenda ocupa um local estratégico para o cultivo de oliveiras, entre os paralelos 30°S E 45°S, região que apresenta condições ideais de temperatura e luz solar.


Aberta a visitações, a Fazenda Serra dos Tapes faz parte da Rota dos Olivais da Serra dos Tapes.


Conheça CLICANDO AQUI


Entenda como funciona a premiação:


Com este prêmio, o COI quer homenagear o falecido Mario Solinas, importante personalidade no campo da pesquisa, trabalhando em estreita colaboração com esta organização internacional para padronizar critérios de qualidade do azeite de oliva extravirgem.


O Prêmio de Qualidade Mario Solinas é uma competição internacional, institucional e sem fins lucrativos. Realizado anualmente desde a safra 2000-2001, tem como objetivo estimular produtores, associações de produtores e embaladores a comercializar azeites extravirgem com características organolépticas harmoniosas e estimular o consumidor a reconhecer e apreciar os atributos sensoriais desses azeites.


Uma recompensa ao trabalho árduo no campo, e para os consumidores a oportunidade de descobrir toda a gama de sabores e aromas que os azeites têm para oferecer.


Foram analisadas cerca de 117 azeites no Prêmio de Qualidade Mario Solinas do Conselho Oleícola Internacional 2022, anunciado em novembro de 2022, com inscrições da Argentina (2), Brasil (2), China (2), Croácia (1), Grécia (4), Itália (6), Portugal (16), Espanha (63), Tunísia (19) e Turquia (2).


De acordo com o regulamento do concurso de novembro de 2022, apenas os azeites de oliva extravirgem de grande produtores (lotes > 4.000 litros) foram classificados de acordo com a mediana e o tipo de frutado. Em uma categoria especial, no caso do Hemisfério Sul a regra é de produtores com > 1.000 litros.


Veja a lista completa AQUI


Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page