top of page

Rota da Colheita da Rainha

Atualizado: 3 de fev. de 2022

Por Paula Becker

Já dizia Yoko Ono “Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade” e foi isso que vimos no último domingo, 22 de novembro, acontecer em terras Encruzilhadenses.


O sonho de duas jovens entusiastas da cultura, turismo e todos os potenciais que existem em Encruzilhada do Sul/RS se materializou definitivamente com o testemunho de grandes amigos e colegas de associação que, assim como elas, acreditam que nosso município tem “muito mais a oferecer do que só commodities para o mercado externo” disse Paula Becker, Presidente e sócia-fundadora da Casa da Rainha – Centro de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Encruzilhada do Sul – ao lado da sócia e Diretora Cultural, Déia Machado e da Diretora de Turismo, Maria Tereza de Carli, enquanto recebiam e brindavam com os 20 convidados no evento organizado por elas como lançamento da Rota da Colheita da Rainha na Fruticultura Minuzzi.

Foto: Déia Machado

O evento foi um teste para o lançamento ao público que acontecerá a partir do primeiro final de semana de dezembro e se estenderá até 2021 contemplando as colheitas do mirtilo, uva, oliva e noz pecan e pretende receber turistas e visitantes de todo Estado bem como do Paraná, São Paulo e Minas Gerais que já demonstraram interesse no programa. Com uma programação idealizada por Paula, que tem um vasto conhecimento em turismo e trabalhou lado a lado com a sua mãe durante todos os anos que a mesma teve operadora, organizando feiras internacionais, roteiros de viagens e acompanhando grupos para países como China, Portugal e Espanha, as duas sócias contataram diversos produtores locais de alimentos artesanais além de souvenirs e lembranças da cidade.


“A ideia é, além de promover o destino de Encruzilhada do Sul com um produto turístico de qualidade, mostrar tudo que se produz e se fabrica com tanto cuidado no município” conta Déia que foi a responsável por listar e contatar os colaboradores que participaram com produtos durante o evento.


O roteiro iniciou com o encontro às 14h na garagem do Expresso SB onde os convidados seguiram em micro ônibus, observando todas as medidas de segurança, higiene e distanciamento que o momento exige, até a propriedade da Fruticultura e Cantina Minuzzi onde foram recebidos pelo proprietário e Presidente da AFRUTES, Beto Minuzzi e sua esposa Dani Minuzzi, que lhes mostrou onde seu vinho é produzido e posteriormente encaminhou os convidados ao “trabalho”: colher amoras!

Foto: Déia Machado

Uma experiência muito rica e divertida, ainda mais porque vários convidados nunca tinham participado de uma colheita da fruta e outros nunca nem tinham visto um pé de amora. “Poder conhecer o produtor, saber como ele trabalha e, principalmente, as dificuldades que passa faz com que tenhamos mais apreço e valorizemos muito mais seu trabalho e produto” diz Ondina Becker, uma das convidadas e integrantes do Conselho Consultivo da Associação.

Foto: Déia Machado

Após a colheita, que durou aproximadamente 40 minutos, os visitantes eram esperados com uma taça de espumante Cerro da Vigia, um dos colaboradores do evento, para o brinde de lançamento da Rota e toalhas de picnic espalhadas debaixo de laranjeiras na entrada da fazenda.

Foto: Déia Machado

Uma mesa repleta de produtos locais também estava montada esperando pelos visitantes que ainda receberam uma sacola de picnic organizada pela Singular Experiência que continha uma mini focaccia da Alecrim Produtos Artesanais e mini cuca de amora colhidas na propriedade no dia anterior da Atelier Essência da Vó, que produz cucas pré-assadas congeladas.

Na mesa puderam ainda degustar de queijo colonial produzido por Nilda Vieira e biscoitinhos e geleia de amora da Geléia da Léia. Paula Becker, que é sommelier de azeites ainda ensinou e demonstrou aos convidados como provar e escolher um bom azeite extra virgem oferecido pela Azeites Capolivo, membros da AFRUTES. Integravam ainda o rol de colaboradores as lembranças e artigos da Terra Encantada Regalos.

Para finalizar a tarde os convidados ainda foram agraciados por boa musica oferecida pelos convidados e músicos Jader Duarte e Juliano Rodrigues e, ao final do evento, retornaram em micro-ônibus ao ponto de encontro do início do programa.

Foto: Déia Machado

As imagens, fotos e vídeos do evento ficaram por conta de Rodrigo Leão, da Marra Produções e Déia Machado Fotografia, além do Jornal do Sudeste que esteve representado por Linai Bastos.

Os próximos programas da Rota da Colheita da Rainha serão abertos ao público e terão suas datas divulgadas através das redes sociais da Casa da Rainha no facebook: @destinoencantadas e Instagram: @casa.darainha.

Mais eventos, cursos e programações promovidos pela associação também serão divulgados em suas redes sociais.

Sobre os colaboradores

Singular Experiências – Experiências gastronômicas em casa

Tel.: (51) 99950-3632

Cerro da Vigia – Espumantes Tel.: (51) 99956-4768

Atelier Essência da Vó – cucas artesanais

Tel.: (51) 98035-1691

Geleias da Léia – Biscoitos e geleias

Tel.: (53) 99938-1170

Alecrim Produtos Artesanais – Pães e antepastos

Tel.: (51) 99641-4466

NILDA VIEIRA – Queijos e doces caseiros

Tel.: (51) 99930-0741

Terra Encantada Regalos – Souvenirs e lembranças

Tel.: (51) 99641-0618

Azeite de Oliva Extravirgem Capolivo – Azeites Extra Virgem

Tel.: (51) 99929-7467

Fruticultura & Cantina Minuzzi – Vinhos, sucos e frutas

Tel.: (51) 99726-4626

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page