top of page

Que tal descobrir os segredos do azeite de oliva?

Atualizado: 18 de mai. de 2022




*Economista e Professor Universitário

profpalmeira@gmail.com



É o que propõe o Olivoturismo, um projeto de turismo que reúne empresários do setor de azeite de oliva, produtores de alimentos e prestadores de serviços turísticos.


A ideia é oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto a produção do azeite de oliva, desde a colheita até a produção. Os participantes poderão também degustar os diversos tipos de azeite e visitar locais históricos e culturais da região.

Desta forma, para agregar valor ao que é oferecido aos viajantes, criamos um termo que engloba bem mais que o olivoturismo, o ENOGASTROOLIVOTURISMO.


A união do Enoturismo, do Gastroturismo e do Olivoturismo, ora se os três setores tem relação com o turismo, e todos sofrem a influência de seu terroir, nada mais justo do que incentivar essa união, e que parece dar muito certo.


Então, quando falamos no termo ENOGASTROOLIVOTURISMO, englobamos nessa expressão, a vitivinicultura, a gastronomia local e típica, a olivicultura e os azeites, queijos e laticínios, panificação, geleias e doces artesanais, charcutaria, cogumelos e trufas, cafés e cervejas artesanais, mel, frutas e legumes, entre outros.


O enogastroolivoturismo, é um segmento do turismo que vem crescendo nos últimos anos, mesmo sem ser assim nomeado, e o azeite de oliva é um dos principais produtos envolvidos nesse mercado.


Por isso, ter uma campanha para fortalecer a união dos setores e promover o azeite de oliva com sabores e aromas, genuinamente brasileiro, é fundamental para a retomada e o estimulo do consumo do produto nacional.


Quer tal planejar uma viagem para a serras Vulcânicas e da Mantiqueira, Espirito Santo, Santa Catarina, ou Campanha Gaúcha, no sul do Brasil? Nestes locais você poderá experimentar o enogastroolivoturismo de qualidade.


Para finalizar, quero convidar você a visitar as regiões produtoras de azeite e experimentar a boa gastronomia local, claro que com um ótimo vinho para acompanhar. Aproveite para comprar o seu azeite.

Um abraço!


Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page