top of page

Harmonizando azeite intenso

O 3º Seminário de Olivicultura de Encruzilhada do Sul, realizado no dia 18 de julho, através de transmissão via facebook, além de palestras técnicas teve curiosidades sobre a harmonização de azeites. Essa, é uma dúvida que sempre surge é: Como harmonizar o azeite com as comidas preparadas ou finalizadas com esse ouro líquido?

Pérola Polillo, sommelière de azeites e vinhos, empreendedora e consultora de restaurantes, a Chef de Cozinha, e desde 2017 vem realizando no Brasil e em outros países o “Azeite Experience”. Jantares e workshops voltados a demonstrar que o azeite vai muito além da pizza e da salada.

A Chef comandou o OliveTalks que mostrou aos consumidores a riqueza dos detalhes que devem ser observados no preparo de um prato com o azeite.

Arquivo pessoal

Após a escolha do azeite é muito comum pensarmos em qual comida devo usar, cada tipo de azeite e nesse ponto a Chef Pérola foi muito pontual, enfatizando as experiências de sabores que devemos nos permitir. Carnes, sobremesas e saladas podem ter azeites diferentes com sensações diferentes, depende do paladar de quem o consome.

“Eu AMO azeites robustos e cada vez mais podemos adicionar no dia a dia mais picância e persistência das notas herbaceas presentes nesses azeites”.

Cada tipo de azeite vai apresentar características próprias. Por exemplo, ele pode conter notas de grama, folha, alcachofra, tomate, folhas de tomates, pimenta entre inúmeras outras, combinando com carnes, saladas, sobremesas entre outros pratos.

​Uma análise simples de sabor e aroma deve ser capaz de indicar se o azeite é amargo, picante, adocicado, além de revelar seu frescor ou as notas aromática, ou seja, aprender através do gosto. Essa é melhor forma de aprender é degustar e conversar a respeito do azeite. É uma experiência essencialmente cognitiva. Beber e sentir a textura do azeite a partir não apenas do paladar, aguça todos os nossos sentidos, destaca a Chef Pérola.

“O mundo do azeite me mostrou que o azeite é muito mais que um simples ingrediente, por isso, nossa missão é ensinar através dos sabores.”

Este evento foi realizado por AFRUTES, Sindicato Rural de Encruzilhada do Sul/RS e Secretaria de Agricultura Municipal de Encruzilhada do Sul/RS, e colaboração da Emater – RS, Embrapa.

Patrocínio Master: PIERALISI DO BRASIL

Patrocínio: Azeite Casa Albornoz, Azeite Costa Doce, Lagar H Azeite, FERTICEL e Herança do Cerro

Apoio: Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul, IBRAOLIVA, Revista Azeites & Olivais e Jornal Sudeste Comunicações.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page