top of page

Don Pablo, um canal direto com o consumidor

Por Pablo Corti


Arquiteto, vive em Florianópolis e há cinco anos é especializado em azeite de oliva, com cursos em Portugal e no Uruguai. Nesta coluna Don Pablo vai abrir um canal direto com o consumir, repassando informações, curiosidades, além de dicas de como descobrir bons azeites e harmonizá-los com alimentos.

Foto de Sérgio Vignes

Evooluem escolhe os 10 melhores azeites do mundo

O grupo editorial especializado em azeite de oliva Mercacei-Edimarket Editores, que promove o concurso Evooleum, publicou o Guia 2021 com os 100 melhores AOVE (Azeites de Oliva Virgem Extra) do mundo. No topo figura o italiano Don Gioacchino Grand, do varietal coratina. Uma das surpresas é o espanhol Rincón de la Subbética Altitude de Córdoba, considerado o melhor AOVE ecológico, além de ter ficado em terceiro na lista geral. E mais: ganhou o prêmio de melhor frutado verde, melhor DOP (Denominação de Origem Protegida) da Espanha e o melhor varietal hojiblanca. Pela primeira vez na história do Guia aparece um azeite chinês Xiangyu, mas não entre os dez primeiros lugares, que ficaram divididos entre Itália e Espanha. Conheça os nomes abaixo.

1 – Don Gioacchino Grand (Italia/coratina)

2 – Schinosa (Italia/coratina)

3 – Rincón de la Subbética Altitude (Espanha/hojiblanca)

4 – Monini Monocultivar Coratina Bio5 – (Italia/coratina)

5 – Quattrociocchi Olivastro – (Italia/itrana – outra variedade de azeitona)

6 – Pruneti Intenso (Italia/mistura de azeitonas)

7 – Claramunt Extra Virgen Picual (Espanha/picual)

8 – La Panadera Premium – (Espanha/picual)

9 – Al Alma del Olivo Hojiblanca – (Espanha/hojiblanca)

10 – Finca Varona La Vella (Espanha/picual)






Don Gioacchino Grand



Rincón de la Subbética Altitude

Azeitona de mesa

A pandemia também derrubou a importação de azeitonas de mesa no mundo.

De março a agosto de 2020, a queda nos principais mercados foi de 13,7%. Nos Estados Unidos a queda foi de 30,7%. Por outro lado, o Brasil aumentou em 1,4% a compra no exterior de azeitonas. Esses dados são do Conselho Oleicola Internacional (COI) revelando ainda que as importações provenientes do Egito aumentaram 138,3% superando em cota de mercado a Argentina e o Marrocos.

Receita Don Pablo

Pizza de linguiça

Fotos: Duda Hamilton

Essa receita não contém farinha. No lugar da massa da pizza vai carne de linguiça

Ingredientes

Azeite de oliva

1 quilo de carne de linguiça

molho para pizza

queijo mozzarella

gorgonzola

recheio a gosto

Modo de preparo

Coloque a carne da linguiça sobre uma chapa redonda já untada com azeite de oliva virgem extra ou sobre um papel de alumínio dando formato de pizza e coloque na grelha. Enquanto estiver assando um lado da massa de linguiça, prepare o recheio. No meu caso fiz de molho de cebola, alho, tomate e pimentão, com abobrinha grelhada e mix de queijos mozzarella e gorgonzola.

Quando a massa começar a dourar tirar do fogo e virar. Na parte já cozida colocar o molho de tomate, a abobrinha, o mix de queijos e polvilhar com um pouco de orégano. Voltar à grelha até o queijo derreter. Regar com um bom azeite koroneike. Bom apetite!

Fotos: Duda Hamilton

Dica de leitura

Livro Extravirgindade O Sublime e Escandaloso mundo do Azeite de Oliva, autor Tom Mueller

Livro com 268 páginas, da editora Tapioca, aborda a história do azeite de oliva fresco, que sempre foi uma das necessidades vitais do ser humano, não apenas como comida, mas também como medicamento e cosmético. Sugiro sua leitura para quem está entrando nesse fascinante mundo do ouro verde. Uma das tantas informações que me chamaram a atenção na obra do Mueller é a disparidade entre produção e a comercialização de diversos países. Como por exemplo, a Itália, sendo o maior exportador, mas não figura como o maior produtor, lugar que é da Espanha. A Itália compra de outros países as azeitonas e, às vezes, até o próprio azeite, e exporta como produto italiano.

Você sabia…

Por milênios, o azeite de oliva fresco foi uma das necessidades vitais do homem não apenas como comida, mas também como medicamento, cosmético e elemento fundamental de rituais religiosos.

Foi na virada do século XX para XXI que o Brasil despertou para a cultivo de oliveiras. Os primeiros estados a apostar neste mercado foram Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Dicas preciosas

Antes de comprar uma garrafa de azeite leia e releia o rótulo. Lá estão informações valiosas como a data da colheita, do engarrafamento, da prensagem, da acidez e do tipo de oliveira. Não é aconselhável consumir azeite com mais de dois anos de produção.

Azeite de oliva não melhora com o tempo, como o vinho. Quanto mais jovem consumir, melhor, e quanto mais perto do destino final, melhor. Depois de aberto o consumo deve ser feito em menos de três meses, sempre deixando a embalagem tampada e longe da luz.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page