top of page

Azeitólogo, sim


No universo em constante expansão da gastronomia e do agronegócio de qualidade, uma nova figura profissional tem ganhado notoriedade: o azeitólogo, também conhecido como oleólogo. Muito além de um degustador ou entusiasta do azeite, o azeitólogo é o especialista com formação científica e técnica que domina todas as etapas do processo produtivo — do cultivo nos olivais à extração nos lagares — com foco na excelência sensorial, química e nutricional do azeite de oliva.

Essa atuação transversal exige habilidades que combinam ciência, sensibilidade e precisão. O azeitólogo orienta o momento ideal da colheita, seleciona as variedades de azeitonas, supervisiona os processos de separação e moagem, e define parâmetros de conservação para garantir que cada lote expresse complexidade aromática, frescor e equilíbrio.

De acordo com a Academia Brasileira de Letras uma nova palavra esta presente no vocabulário do brasileiro, AZEITÓLOGO.


Mas quem são os azeitólogos do Brasil?


No Brasil, nomes como Marcelo Scofano e Ana Beloto se destacam como pioneiros na valorização do azeite nacional. Scofano atua como formador e divulgador, aproximando o público do conhecimento sobre as diferentes categorias e usos do azeite.


Sandro Marques, autor de Extrafresco: O Guia de Azeites do Brasil, é jurado internacional e reconhecido por sua defesa da complexidade aromática dos azeites brasileiros.


Ana Beloto, azeitóloga, sommelier de azeites e educadora sensorial, tem desempenhado papel fundamental na formação de consumidores e profissionais por meio de cursos, workshops e consultorias técnicas. Com atuação reconhecida no Brasil e no exterior, ela é referência na criação de experiências sensoriais e na curadoria de azeites extravirgens. Seu trabalho tem ampliado o conhecimento sobre o azeite de oliva como ingrediente de qualidade e identidade cultural, sendo uma das vozes mais influentes na promoção da oleocultura brasileira.


A atividade de um azeitólogo vai além da técnica — ela envolve paixão, estudo contínuo e conexão com o terroir. A peruana Alejandra Galván Goméz, por exemplo, integra o movimento Women in Olive Oil e atua com foco na representatividade feminina no setor.


No Brasil, iniciativas como a da Fazenda Irarema, Minas Gerais, mostram como o trabalho do azeitólogo Moacir Carvalho Dias tem impulsionado também o turismo rural e o reconhecimento internacional da olivicultura nacional.


Glenda Haas, fundadora da marca Lagar H, deixou a carreira jurídica para se dedicar à produção de azeites de alta qualidade em Cachoeira do Sul (RS). Sua marca já recebeu mais de 70 prêmios internacionais, e ela é representante brasileira no movimento Women in Olive Oil. 


O Sócio-proprietário do Olivas de Gramado, na Serra Gaúcha, André Bertolucci é especialista em análise sensorial de azeite e Mestre Lagareiro. Sob sua liderança, o azeite Terroir Serrano foi reconhecido internacionalmente, recebendo medalhas em concursos como o New York International Olive Oil Competition e sendo listado no guia italiano Flos Olei.


A profissão vem se consolidando em países produtores, onde instituições como o Instituto Politécnico de Bragança já formam azeitólogos com foco em inovação e qualidade. No Brasil, com a produção crescente e a valorização dos produtos de origem, o campo para esses profissionais é promissor.


Em um mercado que valoriza autenticidade, o azeitólogo é o guardião da pureza, da técnica e do sabor. Ele transforma a oliveira em cultura, o fruto em patrimônio, e o azeite em experiência.


O Futuro da Azeitologia no Brasil


Com o crescimento da produção nacional e o reconhecimento internacional dos azeites brasileiros, a profissão de azeitólogo tende a se consolidar ainda mais. A busca por qualidade, autenticidade e sustentabilidade na produção de azeites coloca esses profissionais como peças-chave na cadeia produtiva, contribuindo para a valorização do produto nacional e para a educação do consumidor.


Em um mercado que valoriza cada vez mais a origem e as características sensoriais dos alimentos, o azeitólogo é o guardião da pureza, da técnica e do sabor, transformando a oliveira em cultura, o fruto em patrimônio e o azeite em experiência.


E você é azeitólogo? Queremos conhecer sua história.



Post: Blog2_Post

Copyright ©2019 por Revista Azeites & Olivais - CNPJ 34.888.794/0001-93 - Todos os direitos reservados 2023 

bottom of page