top of page

Azeites do Brasil

A safra 2020/21 de azeitonas foi antecipada, devido às condições climáticas. Os pomares mineiros, por exemplo, estavam prontos para colheita já em novembro de 2020, o que geralmente aconteceria entre os meses de março e abril de 2021.

De acordo com livro Extrafresco – O Guia de Azeites do Brasil, escrito por Sandro Marques, o Brasil já possui mais de 74 marcas. Esse número tende a crescer, visto que grande parte dos olivais ainda são considerados jovens.

Os azeites de oliva extravirgem, produzidos no Brasil, vêm obtendo reconhecimento internacional, sendo considerados, em grandes competições internacionais, diferenciados.

Nos últimos três anos, ocorreu uma ascensão dos azeites brasileiros premiados. Alguns rótulos estão disponíveis ao consumidor nas prateleiras dos supermercados, nos mercados públicos, em empórios, e lojas especializadas, em feiras e eventos organizados pelas associações e institutos, e em parceria com o poder público.

Apresentamos, aqui, algumas das principais marcas de azeites de oliva extravirgem, estados de origem, site e telefone ou e-mail de contato com o produtor.

Conheça a OLIQ

No alto da Mantiqueira, as fazendas Santo Antônio e São José do Coimbra cultivam oliveiras e processam os azeites extravirgem OLIQ. As fazendas estão localizadas, na divisa São Paulo e Minas Gerais, com plantios entre 1.100m e 1.700m de altitude.

Aproveitando a diversidade dos produtos da Serra, disponibiliza aos visitantes do local um restaurante e loja com azeite e derivados (aromatizados e cosméticos), azeite de abacate e outros produtos da fazenda (geleias, doce de leite, café, sorvete inclusive um com azeite e manjericão, dentre outros) e da região.

As primeiras safras e testes se iniciaram em 2009. Em 2014, a marca OLIQ veio selar o compromisso dos três amigos com a olivicultura de montanha. A cada ano, são elaborados blends e monovarietais com sabores únicos, e que através do olivoturismo tem possibilitado aos visitantes provar os azeites e demais produtos da fazenda.

Os Azeites

oliq-selecao-brasil-20

Seleção – Elaborado com as variedades Grappolo, Arbosana e Arbequina. No nariz, apresenta notas verdes de intensidade suave, com agradável frescor. Apresenta frutado de azeitona, com notas de maçã verde, tomate, ervas e verduras.

Na boca, possui frutado verde, com notas de tomate, toques de maçã verde e notas herbáceas de ervas e verduras. É adocicado ao entrar na boca, com a com agradável amendoado e toques herbáceos. A presença de amargo de intensidade de moderado para suave. O picante se manifesta com rapidez, com intensidade moderada e apresenta longa e agradável persistência na boca. Pelo equilíbrio de seus atributos o blend apresenta boa harmonia. Residual de boca persistente com agradável amendoado e toques notas herbáceas.

oliq-arbequina-250ml-novissimo_site

Arbequina – aroma delicado, com notas de amêndoa e tomates. Entrada adocicada, sem amargor; picância leve e ligeira. O sabor amendoado tem persistência agradável. É ideal, por isso, para pratos mais suaves, como saladas, grelhados de carne branca, sopas e sobremesas.

O Olivoturismo

Para os que buscam um lugar diferenciado, a OLIQ, proporciona aos visitantes um dia de atividades e gastronomia, com produtos locais. O projeto arquitetônico cria um novo espaço com os elementos da arquitetura contemporânea com a região.

O Restaurante OLIQ está aberto de quinta a segunda, das 10h às 17h, para petiscos, drinks e almoço.

Atendemos somente com reserva antecipada pelo Whatsapp +55 35 99988-9926

Facebook – azeiteoliq

Instagram – oliq_azeite

Telefone: (+55) 35 99988-9926

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page