top of page

“Azeite no Prato” destaca potencialidade da gastronomia mineira

Na segunda semana, de 18 a 21 de abril, foram erguidas uma estrutura de 1.000 m² em Maria da Fé, em uns dos pontos mais charmosos da cidade onde restaurantes, cervejarias, cafés e expositores ofereceram ao público o contato com a cultura do azeite.

Nesse período foi realizado o 1º Concurso Gastronômico “Azeite no Prato”, na categoria Estudantes, envolvendo alunos de cursos de Gastronomia da região. A proposta consiste na promoção, valorização e utilização de azeites brasileiros da Serra da Mantiqueira, incentivando o desenvolvimento de pesquisa sobre o produto em produções gastronômicas, demonstrando suas características únicas, propriedades e possibilidades de uso.

Também foi realizada uma oficina sobre “Primórdios da Cozinha Mineira”, ons os participantes desenvolveram receitas feitas à moda antiga, com 15 preparos utilizando produtos tipicamente locais. tendo como protagonistas o azeite e azeitonas produzidos na Mantiqueira.

O vencedor do 1º Concurso Gastronômico “Azeites no Prato” foi Denis de Castro Reis, acadêmico do Centro Universitário Senac Campos do Jordão/SP.

A receita vencedora foi o “Creme das Oliveiras”, que trouxemos para você apreciar:

RECEITA CREME DAS OLIVEIRAS

  1. Ingredientes

600g Cream Cheese 1 360g Chocolate Branco 2 220ml Azeite Arbequina +- 20g de café solúvel

Bater o cream cheese com o chocolate derretido e ir adicionando o azeite enquanto bate. Gelar por pelo menos 20 minutos. Descascar goiaba e retirar as sementes, e cortar a polpa em 3. Saltear a goiaba com azeite misturado com açúcar e canela até ela amolecer um pouco.

  1. Polvilhado por cima:

50 ml de azeite picante 150g de maltodextrina

  1. Processar até ficar um pó

Tuille 20g farinha 140g água

Bater bem os 2 e colocar sobre um pouco de óleo quente em frigideira antiaderente até ficar crocante e dourado, após isso secar no papel toalha

  1. Para finalizar

Copo com o creme gelado, goiabas montadas em uma lateral. Polvilhar o pó sobre a tuille. Colocar ela sobre o creme presa. E polvilhar mais por cima.

Observação :

As marcas utilizadas para a elaboração da receita e sugeridas foram as seguintes: 1 Cream Cheese Philadelphia 2 Chocolate branco Laka

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page