top of page

5º edição da Festa do Azeite Novo

Atualizado: 12 de jun.



Entre os dias 26 e 28 de abril, o município de Maria da Fé/MG celebrou um dos símbolos mais marcantes de sua cultura: o azeite de oliva. O evento gratuito, conhecido como "Festa do Azeite Novo", tomou conta do Centro Cultural da cidade, oferecendo uma programação diversificada que atraiu moradores locais e visitantes ávidos por conhecer mais sobre a olivicultura, os aromas únicos dos azeites da Mantiqueira e suas nuances.


Ao longo de três dias, o Centro Cultural foi palco de palestras ministradas por especialistas em olivicultura, que compartilharam conhecimentos valiosos sobre a produção nacional de azeites, harmonizações, olivoturismo e muito mais.


Temas como as diferenças entre azeites de oliva extravirgem de qualidade superior e os disponíveis em supermercados foram abordados, proporcionando aos participantes uma compreensão mais profunda sobre a qualidade e os processos envolvidos na produção do azeite.


No evento foi lançado o projeto do Museu Virtual do Azeite e da Olivicultura e o Guia de Olivoturismo (rotas), uma iniciativa da Revista Azeites & Olivais, que promete preservar a história ligada à produção de azeite no país. Esse museu virtual será uma plataforma interativa onde os interessados poderão mergulhar na rica história da olivicultura, além de explorar informações sobre os produtores atuais e os desbravadores da cultura no país.


Durante o evento também foi realizado o lançamento da marca turística de Maria da Fé, destacando o potencial da região como destino para os amantes da gastronomia e do turismo rural.


Outro destaque foi a visita guiada ao Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), onde os participantes tiveram a oportunidade única de conhecer de perto as pesquisas, técnicas de cultivo da oliveira e o processo de processamento da azeitona para a produção do tão apreciado azeite de oliva.


Além das atividades realizadas no Centro Cultural, os participantes da "Festa do Azeite Novo" tiveram a oportunidade de visitar as fazendas locais e ter experiências gastronômicas únicas. Experiências que incluíram almoços, piqueniques e pôr do sol nos olivais, cafés e jantares harmonizados com os melhores azeites da região: Olivais de Quelemém, Azeite Fio de Ouro/Casa Grappolo, Azeite Monasto/Fazenda Santa Helena, Fazenda Maria da Fé e Espaço Essenza/Refúgio Túiuva.


Além das fazendas, o Centro Cultural foi o ponto de encontro para os apreciadores do azeite e da cultura local. O espaço foi cuidadosamente preparado para acolher os visitantes com exposições temáticas, palestras e workshops gratuitos, além de uma praça gastronômica repleta de delícias regionais.


Confira alguns cliques do evento




Para animar ainda mais o ambiente, shows musicais com artistas locais como a Banda VanBlack, Lúcio Fornasier Band, Sandra Grego e Pedro Torres, BR Rock Trio, Vinil Retrô, Gu Filhos do Ben e Feijão Social Club foram realizados, garantindo entretenimento para todos os presentes.


O Evento teve o apoio de patrocinadores como o Supermercado Coringão, Pousada Maria da Fé, Olivais de Quelemém, Azeite Fio de Ouro/Casa Grappolo, Azeite Monasto/Fazenda Santa Helena, Espaço Essenza/Refúgio Túiuva e SEBRAE.


A "Festa do Azeite Novo" em Maria da Fé não apenas celebrou a tradição e a cultura local, mas também destacou a importância da inovação e do desenvolvimento sustentável na olivicultura, consolidando o município como um polo de referência na produção de azeites de qualidade no Brasil.





Saiba Mais


Agências


Folha Solta Universo Outdoor


ATENDIMENTO

Todos os dias, qualquer horario


Endereço:

avenida dona mariquinha, 784

Telefone:

(35) 9200-05824

E-mail:


Príncipe da Serra Turismo


ATENDIMENTO

Todos os dias


Endereço:

Sitio araucária, km 01 Maria da Fé

Telefone:

(35) 9975-37622

Site:


Sauá Azul Ecoturismo


ATENDIMENTO

Todos os dias das 8h às 17h


Endereço:

Sítio Araucária, Estrada da Fazenda Pomária, Km 1

Telefone:

(35) 9985-73019

E-mail:

Site:



Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page