top of page

Viva Oliva harmoniza gastronomia e conhecimento técnico em Livramento

O Viva Oliva, realizado nos dias 20 e 21 de junho em Santana do Livramento (RS), teve uma programação intensa e muito bem organizada. Focado na olivicultura e na elaboração do azeite de oliva, o evento proporcionou aos participantes uma troca e conhecimento sensorial através da degustação de azeites brasileiros e uruguaios, sob orientação da Dra. Edna Bertoncini (APTA/SP).

Durante a noite o evento foi capitaneado por Fabrizzio Conti, no Solar Dom Pedro. O público pôde conhecer alguns dos produtores do Brasil e Uruguai. Entre os azeites brasileiros expostos estiveram: Ouro de Santana, Nina, Coimbra Martins Costa e Casa Albornoz. Já os azeites uruguaios foram representados pelo Castel Nuevo, Laguna Negra e Olivares de Santa Laura.

O ponto alto da noite foi o jantar harmonizado elaborado pelo Chef Maximiliano Lacuesta e sua equipe, que utilizaram os azeites presentes no evento para a elaboração das iguarias.

No dia 21 foi a vez da realização do curso de poda, ministrado por Edna Bertoncini, na propriedade de Fernando Rotondo.

O Viva Oliva colocou em evidência a importância da consolidação do turismo comercial e rural na região e a disseminação dos produtos locais. O evento foi uma prévia do Festival Binacional de Enogastronomia que será realizado entre os dias 21 e 24 de agosto, no Parque Internacional, entre Santana do Livramento e Rivera, onde o vinho, a carne e o azeite serão a combinação perfeita em setores com crescimento significativo na região Sul.

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page