top of page

Sabores e Aromas e um Encontro Internacional

E as comemorações do Dia Mundial da Oliveira, 26 de novembro, não se limitaram apenas a este dia.

Direto do Peru, Germán Salazar e Cesibell Sánchez idealizaram e conduziram um encontro internacional para comemorar esta data especial.

O encontro virtual foi realizado no dia 28 de novembro pela plataforma zoom, às 14hs (horário de Brasília) azeitado com muitas receitas e conhecimento.

Entre os convidados, chefs, profissionais da área e produtores, apresentaram um prato com a sua gastronomia local (entrada, prato principal, doce, coquetel(bebida)) usando produtos regionais, e não poderia faltar o astro principal – azeite de oliva e azeitonas de mesa. As receitas surpreenderam à todos pela diversidade.

A história também estava presente com a palavra do professor e pesquisador Eduardo Dargent Chamot falando sobre a “História del olivo em el Perú”, livro que destaca a origem da olivicultura no país e também autor do livro “Olivos y Olivas” em 2018 e disponível em PDF (clique no nome do livro).

Estavam presentes entre os participantes, os seguintes países: Itália, França, Espanha, Aruba, Ásia, Jordânia, China, Austrália, África, Marrocos, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Equador e México.

A diversidade de ingredientes, sabores e aromas com o toque do azeite de oliva extravirgem foi destacado por todos os participantes, inclusive pelas brasileiras participantes.

Do Brasil, a sommelier em azeite de oliva e vinho, Adriana Viegas, destaca a união das culturas trazendo aos participantes o Molho ¨Pesto¨ com Castanha do Pará, Azeite de Oliva Extravirgem acompanhando um Palmito Assado, que une ingredientes e especiarias. O azeite de oliva extravirgem Casa Gabriel Rodrigues, foi a escolha da sommelier, que destaca a variedade Koroneike, que através de seus aromas de ervas e grama cortada,  harmoniza perfeitamente  com a receita.



A participação da Sommelier em aceite de oliva Analice Martineli Gambogi de Mendonça, também representando o Brasil, apresentou o “Frango Surpresa” uma receita que sua família adora. O azeite de oliva extravirgem premium utilizado foi o Azeite Sabiá, produzido na Fazenda do Campo Alto, em Santo Antônio do Pinhal, São Paulo. A variedade escolhida foi a Arbequina, uma vez que era um prato leve e a harmonização por similaridade e ficou ótimo, destaca a sommelier.




Uma tarde para reunir pessoas de diferentes lugares do mundo mostrando a gastronomia, cultura e o azeite de oliva extravirgem.

O azeite une pessoas, nações, aromas e sabores e é o fio que une e perpetua o mundo. E esse foi o objetivo de Aceite de oliva es Salud.

Educar a população a conhecer as oliveiras do Peru e do mundo, identificar as zonas onde há oliveiras centenárias, elaboração, que o azeite é bom para a saúde, aprender o que é uma denominação de origem, cata, tipos de azeitona e gastronomia.

Todos os pratos apresentado neste dia 28 de novembro estarão disponíveis em um e-book. Aguarde.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page