top of page

Azeite de oliva na terra dos doces – Pelotas/RS

Pelotas/RS, tradicional e famosa pelos doces e por sua história, nos meados na década de 1940, houveram plantações de oliveiras em campos experimentais, não só no município, mas no município de Rio Grande e região.

Ao passear pelo balneário do Laranjal, podemos observar ao transitarmos na Av. Dr. Antônio Augusto de Assunção, nos deparamos com algumas oliveiras da referida época, em toda a orla e em alguma ruas do bairro, e que em uma de nossas visitas, podemos fotografar com flores, muitas flores. Isso mesmo, na orla da praia do Laranjal, onde é areia e há muita água a pouca profundidade, e estas estão adaptadas as peculiaridades do local.


Fotos: Eduardo Palmeira

Uma nova fase começa com a implantação de olivais na região, e que a Família Alves, com o Olival Dom Feliciano inicia a primeira colheita de azeitonas em 2021 no município de Pelotas.

Fotos: Olivas Dom Feliciano

A segunda semana de março foi de muito trabalho no olival Dom Feliciano. Após cinco anos de muita espera os empreendedores da Família Alves irão produzir o primeiro azeite de oliva extravirgem do município de Pelotas/RS.

Fotos: Olivas Dom Feliciano

As plantas das cultivares koroneiki e arbequina foram implementadas há 05 anos e estão distribuídas em 15 hectares da propriedade rural localizada no 5º Distrito (Cascata), interior do município.

Fotos: Olivas Dom Feliciano

Segundo o produtor Sérgio Renan Alves, a intenção em iniciar na cultura foi a paixão da família pelo produto, além de vislumbrar uma excelente oportunidade de renda: “nossa paixão por azeite nos levou a buscar um azeite premium, produto que desde do início é pensado em agradar o paladar dos consumidores mais exigentes e assim, ser competitivo dentro do mercado nacional e internacional.

Fotos: Olivas Dom Feliciano

E mais que isso, proporcionar saúde e longevidade aos nossos clientes”, salientou Sérgio Renan.

Atualmente o Rio Grande do Sul é o maior produtor de oliveiras no país. a safra corresponde a 90% da produção nacional. para esse ano é esperada até 900 toneladas de azeitonas, o que pode resultar em 90 mil litros de azeite extravirgem. em 2020 o estado contava com 6 mil hectares de área cultivada, já em 2021, passou de 7 mil hectares.

Além das oliveiras para azeite, em um futuro próximo a família Alves pretende com o seu olival impulsionar o olivoturismo na metade sul do estado.

A implantação do olival Dom Feliciano contou com o apoio das Empresas de Pesquisa e Extensão Rural, Crédito e da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Para comprar os azeites entre em contato pelo fone: (53) 99909-1522

E-mail: domfelicianoazeites@gmail.com

Dom Feliciano Agroindústria ltda – Estrada Arroio Moreira, Cascata, 5o. distrito – cep 96140-000 – Pelotas, RS

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page