top of page

1° Mostra de azeites em Alegrete

Atualizado: 11 de abr. de 2023

No dia 6 de abril, foi dia da Feira Especial de Páscoa e da Mostra de Azeites de Oliva de Alegrete/RS, realizada no Espaço do Feirante, na avenida Tiaraju.


O evento foi realizado pela Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e contou Primeira Mostra de Azeites de Oliva de Alegrete, bem como hortifruti, panificados e laticínios oriundos de agroindústrias e produtores rurais do município, além do artesanato local.


A ideia do evento surgiu a partir da Diretora de Extensão da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do município de Alegrete, Gabriela Weiler que é Engenheira agrônoma e incentivadora de projetos inovadores, juntamente com o técnico em agropecuária Sr. Adil Fernandes, que acompanha a caminhada desta cultura desde início, em 2014 quando estava acontecendo a implantação dos pomares, com total apoio do Secretário de Agricultura Sr. Daniel Gindri, que juntos foram em busca do fomento desta atividade tão preciosa, com tanta expressividade econômica e além de tudo saudável.




De acordo com Gabriela Weiler "Quando pensamos na feira, pensamos em mostrar nossos produtores, pois já éramos conhecedores da produção deles e precisávamos disseminar este produto de tanta qualidade. Temos azeites monovarietais e também blends todos extra virgens! Temos muito orgulho do trabalho realizado e ver a evolução da atividade nos gera um sentimento de gratidão imensamente grande!"


"A aceitação do público, visitante da feira, pelo produto foi muito boa e motivou ainda mais os produtores. O municipio só cresce quando as pessoas que dele vivem crescem também, uma vez que a economia fomentada pela produção local proporciona o desenvolvimento" reforça Gabriela. Estão em andamento outros projetos e o acompanhamento está sendo feito para o sucesso da atividade.


O apoio governamental do prefeito Márcio Amaral, o vice Jesse Trindade e secretárias e secretários municipais, que estiveram presentes prestigiando os produtores locais foi um passo importante para novas atividades na cidade.


A região possui cinco produtores, todos com pequenas áreas, produzindo em pequena escala e a maioria no seu primeiro ciclo de produção de azeite, que após analises é de excelente qualidade.


Confira algumas fotos e conheça um pouco de cada produtor:





Azeite Fonseca, propriedade de Joelber Fonseca e família.


Proporcionar "saúde e sabor para o seu dia a dia" é o objetivo da família Fonseca com o cuidado na elaboração do seu produto. Para o produtor "A oliveira pelo q se observa, mediante as adversidades, significa resiliência e prosperidade." Com a colheita manual, o azeite da variedade koroneike (grega) e muito bem adaptada no Rio Grande do Sul.





Azeite Monte Santo, propriedade de Marcio Vaucher e família.

A Família Vaucher também produziu o azeite Monte Santo, uma colheita de muitas mãos. Márcio reflete que "Não somos responsáveis pelas emoções, mas sim pelo que fazemos com as emoções." E isso, reflete na qualidade e cuidado com o produto que é produzido, cuidado e dedicação de muitos envolvidos.


Azeite Don Augusto, propriedade de Edgar Sleifer e família.


Em seu terceiro ano de produção, Edgar Sleifer, têm todo o cuidado desde o campo até o processamento, tudo é feito de forma artesanal e pelo produtor, focando na qualidade do azeite e na produção de azeitonas de mesa.



Azeite Olivas da Querência, propriedade de Rafaela Giacomini e família.


De acordo com Rafaela, a realização de ter a primeira edição de um produto tão planejado e esperado. Um alimento funcional, que remete a saúde, e nossa missão é impulsionar ainda mais a usarem esse produto que é sinônimo de saúde. Tudo isso, com o valor nutricional , sabores e aromas que vai ser adicionado a cada prato com o Olivas da Querência.


Azeite Dona Felicia propriedade de Joca Przyczynski e família.


Um azeite que traz no seu nome a força de uma tradição. Com a primeira produção em março de 2022, familiares, vizinhos e amigos viram um sonho se tornar uma realidade. O azeite é um Blend de arbequinas, koroneikes e coratinas, e sem agrotóxicos, respeitando a natureza.


Parabéns para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural pela bela iniciativa e principalmente aos produtores que investem nessa cultura milenar e que nos traz saúde.


fotos: divulgação

コメント


コメント機能がオフになっています。
Post: Blog2_Post
bottom of page