top of page

Guaíba sedia a 1ª edição da Olifeira

O município de Guaíba, sediou o maior evento nacional para o setor em sua primeira edição, realizada de 20 a 23 de Outubro.


Com o objetivo de fomentar a olivicultura, o evento foi promovido pela Administração Municipal, SETUDEC Guaíba, Abrazeite, com apoio da Ibraoliva.


Diversos shows, palestras e wokshops movimentaram os quatro dias que transcorreram o evento. Na abertura da 1º Olifeira de Guaíba, tivemos shows com a dupla Claus e Vanessa, Nei Lisboa, Roberto e Rodrigo, Pedro D’Lucca e muitas outras atrações.


Veja alguns cliques da abertura que marca um novo patamar para os produtores e consumidores de azeite de oliva.




Na cerimônia de abertura estavam presentes autoridades locais e federais, no palco Oliva Cultural. O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), representado pelo presidente Renato Fernandes, esteve presente na 1ª Olifeira de Guaíba e destacou a importância desse evento para o setor.


Vários shows abrilhantaram todas as noites do evento. Entre as atração estavam os artistas: Nei Lisboa, Claus e Vanessa, Roger Correa, Pagode da Diretoria, Sambatri, Nei Van Soria, Duca Leindecker, Vera Loka e muito mais.


No espaço “Mercado Público” aconteceram as palestras e workshops sobre o azeite de oliva, o agronegócio e a importância do turismo rural. Mais de 20 produtores estavam apresentando seus azeites, promovendo o contato direto entre quem produz e o consumidor.


Um evento familiar, as crianças também vão ser contempladas com muitas apresentações teatrais e também apresentações para escolas com o MUNDO AZEITONELA, por Ana Tassia da Azeiteria Brasil.


No dia 21 durante o dia aconteceu o encontro dos prefeitos e autoridades que fazem parte da FAMURS.


Foto: Paulo Salermo (Pres. FAMURS), Beto Fantinel ( Dep. Estadual) Marcelo Maranata (vice-pres. FAMURS e prefeito de Guaíba) Lauren Azevedo (pres. ABRAZEITE), Renato Fernandes (pres. IBRAOLIVA)



De acordo com o presidente da Famurs, o trabalho integrado entre os municípios e o governo do Estado estão impulsionando o setor. A entidade que tem como objetivo apoiar políticas públicas que promovam a economia dos municípios. ressalta a sinergia de ideias e projetos são essenciais para esse desenvolvimento, especialmente quando agrega diversos setores do agronegócio e turismo.


Para o deputado Beto Fantinel, a plantação de oliveiras já pode ser considerada um setor importante para a retomada econômica do RS. “A Frente Parlamentar das Oliveiras busca somar esforços para desenvolver o setor que é importante para geração de emprego e renda e que está colocando o RS como destino nacional de turismo”, ressaltou.


“Quanto à produção de azeite, o RS tem se destacado pela qualidade do extravirgem, que já recebeu dezenas de premiações em importantes concursos internacionais. Essa produção gaúcha estará aqui em Guaíba, nesse grande evento”, salientou o prefeito Marcelo Maranata.


Segundo Maranata, a Região é propícia para o cultivo das oliveiras, e Guaíba o Portal de Entrada da Rota das Oliveiras, e uma nova opção agrícola que começa a se desenvolver. Fez uma ligação da planta com o cristianismo por meio da simbologia que ela representa e comemorou a criação da Associação Brasileira dos Consumidores de Azeite de Oliva e Derivados (Abrazeite) em Guaíba.


Veja a abertura da Olifeira 2022



Acompanhe nossas redes e também a @olifeiraoficial


Conheça a ABRAZEITE pelo site http://cdlguaiba.com.br/novo/abrazeite/ e associe-se.




Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page