top of page

VIAGEM AZEITADA EM TERRAS GAÚCHAS – OLIVAS DE GRAMADO (2/3)

Sabores e sensações que vão além do chocolate

Após uma manhã de muita diversão, todos precisávamos de uma pausa para recompor nossas energias. Chegada a hora do almoço, fomos apresentados ao azeite do Olivas de Gramado, servido junto a uma tábua de Degustação Sensorial com petiscos selecionados de produtores locais.

Entrada acompanhado do Azeite Olivas de Gramado

Logo após, chegou o Menu Raízes, com receitas caseiras, que nos remeteram às memórias sensoriais, com o gostinho da colônia, regado com azeite de oliva. Uma degustação saborosa de azeite de oliva acompanhada por uma variedade de deliciosos queijos e pães coloniais. Proporcionando sensações únicas ao paladar.

Com pratos típicos à vontade, aqui estão algumas opções encontradas no Menu Raízes:

  1. sopa de capeletti,

  2. polenta mole,

  3. macarrão italiano ao molho de galinha caipira,

  4. costela de porco assada na cerveja escura colonial,

  5. polenta frita,

  6. galinha caipira na panela de ferro,

  7. salada especial da horta orgânica,

  8. radicci com bacon

  9. carne de panela (bovina).

Com o conceito de “Quilometro zero”, ou seja, buscando insumos de produtores da região, no menu são servidas também saladas com hortaliças cultivadas na horta da casa.

Uma culinária que traz um pouco da história dos imigrantes italianos e alemães que colonizaram a região, onde, de forma simples, preservam essa memória em cada ingrediente utilizado, com o tempero da ‘nonna’ e o sabor original da colônia de Gramado.

Na hora da sobremesa, mais uma surpresa, acompanhando o Menu Raízes também chegaram as sobremesas tradicionais: Sagu de vinho, creme de baunilha, ambrosia e Arroz de leite, ou arroz doce como muitos conhecem.

Não poderíamos deixar passar mais uma experiência: o creme de Baunilha com o azeite de oliva extravirgem Olivas de Gramado. Uma experimentada única por todos, incluindo para os garçons, que ficaram surpresos com o aroma e o sabor desse toque tão especial no creme já memorável.

Uma experiência sensorial

Fomos movidos por experiências desde o início de nossa viagem, afinal todos lembram de Gramado pelos chocolates e pelo Natal Luz. Mas, como já mencionamos em outras matérias dessa série, não só de chocolate o visitante desfruta em Gramado.

O Olivas de Gramado proporciona a degustação sensorial de azeites de oliva, orientada pelo sommelier português João Lima. “É um trabalho de formiguinha que conquista cada visitante”, afirma o sommelier.

Lima também orienta para a escolha dos melhores azeites para cada prato, e responde às dúvidas frequentes na hora da compra, em relação a conservação, aos parâmetros que devem ser vistos no rótulo, entre outros.

Drinks e bebidas especiais com azeite de oliva

Mas é claro que não é só acompanhando os alimentos que o azeite se sobressai. Ele também está presente nas bebidas e drinks oferecidos pelo Olivas de Gramado, em seu cardápio pra lá de sensorial e memorável.

Cerveja e azeite combinam e harmonizam muito bem. O azeite de oliva e extrato de folhas de oliveira são utilizados no processo de fermentação, na elaboração de cervejas artesanais. O Olivas de Gramado proporciona aos apreciadores de um Chope, o Weiss de Olivas, elaborado a partir da essência da folha de oliveira pela Cervejaria Stier Bier, de Igrejinha/RS.

Além disso, há também a opção do Expresso Olivas, um café alcoólico, com licor de olivas, chantilly e raspas de limão siciliano.

Outro drink que se destaca no menu é o Spritz de Oliva, feito com espumante, água com gás, e, é claro, com o licor de olivas.

Mas também não podemos nos esquecer do tradicional Dry Martini com gin Tanqueray e azeitona.

Muitas opções para todos os paladares.

Vem mais por aí!

Na próxima matéria dessa série, vamos finalizar o relato das experiências que tivemos no Olivas de Gramado. Ficou curioso? Nos siga no Facebook e no Instagram, que te avisaremos em nossos posts sempre que sair uma nova matéria.

Mais informações sobre o Olivas de Gramado podem ser obtidas através do site ou pelo telefone e WhatsApp: (54) 99610-7626.

Por: Luciane Gomes e Augustho Soares

Fotos: Olivas de Gramado e Eduardo Palmeira

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page