top of page

VIAGEM AZEITADA EM TERRAS GAÚCHAS – Estância das Oliveiras

Já imaginou conhecer um pedaço da Toscana, há 28 km de Porto Alegre, onde são produzidos azeites extravirgem de qualidade premiada internacionalmente? Esta é a Estância das Oliveiras, outro empreendimento familiar dos Goelzer, idealizadores da Quinta da Estância, descrita na primeira matéria desta série.

Localizada em Viamão, a propriedade conta com uma paisagem encantadora e que possui uma infraestrutura para receber turistas que buscam o contato com a natureza, com as oliveiras e, claro, com o azeite.

No pátio da Estância, para os visitantes observarem como eram elaborados os azeites antigamente, estão as rodas de pedra onde eram moídos os frutos, estruturas vindas de Mendonça, na Argentina, movidas por animais ou pessoas para a moagem.

A História do lugar também é presente na arquitetura do casarão antigo, no estilo uruguaio, feito pelo premiado Arquiteto Alberto Brizolara, com formação na Universidade de Montevideo, Madri e Paris. O local oferece diversos ambientes acolhedores e requintados, que, em breve, terão a disponibilidade de hospedagem para os visitantes.

Entrada do Casarão da Estância das Oliveiras

Casarão visto do mirante

Azeite premiado

O projeto com as oliveiras começou em 2009, através de métodos inovadores de plantio, manejo e colheita manual, resultando em um azeite equilibrado e com qualidade internacional. Em 2019, cabe destacar que o primeiro azeite elaborado na propriedade, teve sua primeira amostra enviada para os principais concursos mundiais.

O azeite do local recebeu medalhas de ouro e prata no Brazil iOOC (International Olive Oil Competition). Também foi premiado com medalha de ouro e destaque da categoria no EVO iOOC 2019, prêmio internacional com sede na Itália, considerado um dos mais importantes e conceituados concursos do meio. Neste mesmo ano, a produção também foi premiada com o Selo Leone d’Oro de classificação entre os melhores Azeites do Mundo, a mais antiga competição internacional de Azeites da Itália.

O reconhecimento dessa produção é resultado de um trabalho que envolve dedicação, cuidados e uma equipe preocupada com cada detalhe. Provamos e aprovamos o azeite, que tem notas muito marcantes e equilibradas, trazendo o frescor e suavidade em cada nota, um blend exclusivo das varietais arbosana, arbequina e koroneiki, disponível para compra no local.

Faça seu próprio azeite

Uma novidade que nos chamou atenção na Estância das Oliveiras é que haverá um evento em que o visitante poderá colher azeitona e fazer seu próprio azeite, algo que lembra a vindima, onde a pessoa passa por todos os momentos da elaboração do vinho.

O encontro ocorrerá nos dias 06/02 (sábado), 21/02 (domingo) e 27/02 (sábado). Durante o evento, os visitantes receberão uma árvore de Oliveira com o nome da sua família para realizar a colheita. Também, como lembrança da experiência, as pessoas poderão levar para casa um ramo de Oliveira; um símbolo de paz, abundância e prosperidade para o seu lar.

Um pacote que vale a pena conferir tem a opção de fazer um piquenique gourmet ao ar livre, contemplando o lugar e apreciando um azeite elaborado na hora.

Fora isso, para quem quer saber sobre como é elaborado o azeite de oliva no lugar, os empresários projetaram o Lagar, local onde é instalada a agroindústria para a extração do azeite de oliva extravirgem, em área coberta e toda envidraçada, de forma que o visitante possa acompanhar todo o processo.

Além dessas que já foram ditas, outras atividades contemplam o dia de colheita. No entanto, o que vale lembrar são as experiências vividas neste dia tão especial, que deve ser agendado para desfrute de todos.

Dicas da equipe

Por fim, vale deixar aqui algumas dicas da equipe Azeites e Olivais. Primeiramente, para ter uma experiência mais completa, não esqueça de, ao final da tarde, reservar um tempo para ir ao terraço para eventos ao ar livre.














O lugar é incrível e tem uma vista privilegiada de toda a região, perfeito para fechar o dia com um lindo pôr do sol com vista para as coxilhas, olivais e com música instrumental ao vivo.

Além disso, não saia da Estância das Oliveiras sem levar um azeite e uma lembrança da loja de azeites e produtos naturais. Na próxima matéria dessa série falaremos sobre um produto vendido no local e que aprovamos a qualidade.

Ficou curioso(a)? Então segue as nossas redes sociais e fica de olho no nosso site.

Obs.: Para quem se interessou, a Quinta da Estância e a Estância das Oliveiras estão localizadas na RS-118, Km 32 – Estrada Jaconi 495 – Estância Grande – Viamão.

Cabe lembrar que todas as atividades tanto do Quinta da Estância, quanto da Estância das Oliveiras, possuem mais de 120 protocolos de prevenção nos últimos meses, sendo o primeiro local de Turismo do Brasil a receber o selo Nacional e Internacional de prevenção à Covid-19.

Você pode agendar uma visita pelo telefone e WhatsApp: +55 51 99813-0919.

Texto: Luciane Gomes e Augustho Soares

Fotos: Eduardo Palmeira e Quinta da Estância

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page