top of page

Sudoliva já tem data marcada e ocorrerá em Bagé

O Concurso Sul-Americano de Azeites de Oliva (Sudoliva) foi tema de reunião ocorrida em 17 de setembro, na sede da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco). O encontro teve o objetivo de definir os últimos detalhes do evento, que será realizado na cidade de Bagé. A reunião abordou os principais temas que vão fazer parte da programação, e contou com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Emater, universidades, empresas do setor privado, Secretaria de Desenvolvimento Rural, entre outros. O evento será realizado entre os dias 24 e 29 de novembro, tendo sua abertura em Porto Alegre e demais atividades como workshop, seminário técnico e concurso com análise sensorial de azeites em Bagé.

O Sudoliva é um encontro internacional para avaliação de amostras de azeites e terá a participação de países como a Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai. Esta será a terceira edição do evento, e a cidade de Bagé, localizada no sul do Rio Grande do sul, será a capital do mundo olivareiro. O evento contará, ainda, com palestras e apresentação de trabalhos científicos que abordarão diferentes temas sobre a produção de azeite e demais assuntos relacionados à olivicultura, conforme salienta o auditor técnico do MAPA, Ricardo Furtado.

No dia 27 de setembro deve ocorrer em Bagé uma entrevista coletiva, em local ainda a ser confirmado, para informar detalhes da programação e os locais de realização do Sudoliva e demais eventos paralelos. O evento é uma oportunidade de promover regiões da América do Sul que possuem produção de azeite extravirgem, especialmente aquelas que têm a identificação histórica de oliveiras em seus territórios.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page