top of page

Oliven Kölsch: Conheça a cerveja fermentada com azeite, criada através de parceria entre empresas br

Por Augustho Soares

Produto é fruto de cooperação da cervejaria paranaense Bodebrown com a empresa gaúcha Casa Albornoz.

A produção de uma boa cerveja começa na escolha de insumos e na utilização das melhores técnicas para explorar aromas e sabores. A utilização de azeite de oliva na fermentação, por exemplo, é algo que pode garantir um diferencial no produto.

Uma prova do que foi dito é a Oliven Brasilianisch Kölsch, fruto de parceria da cervejaria paranaense Bodebrown com a Casa Albornoz, referência nacional na produção de azeites especiais, localizada na região de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Produzida em novembro de 2020, é uma criação genuinamente paranaense com participação de mel gaúcho e de insumos alemães.

Com amargor médio, seca e leve a Oliven Kölsch é inspirada nas German Kölsch, da região de Colônia, na Alemanha, além de ser fortemente influenciada pelas características tropicais do Brasil, com notas sutis de frutas amarelas brasileiras, mel, flores, camomila, cereais, pães e capim limão.

Conforme informações da Bodebrown, o principal desafio para a produção da cerveja foi apresentar o equilíbrio entre o floral proveniente do mel, camomila e capim limão com notas de cereais e de pães brancos.

HARMONIZAÇÃO: Aves, Peixes, Carnes Saladas, Queijos Batata frita, Legumes na brasa, Champignon na mostarda, Empanadas, Churrasco, Iscas de peixe frito, Camarão ao Bafo, Bolinho de Bacalhau


COR: Ouro

AROMA: Mel, flores brancas, camomila, pães e capil limão.

VOLUME: 473ml.

TEMPERATURA IDEAL: 4º a 10º

TEOR ALCOÓLICO:    3,4% vol.

Foto: Vitor Oliveira

Bodebrown

Fundada em 2009, idealizada pelo socio proprietário Samuel Cavalcanti, a Bodebrown era, inicialmente, uma pequena fábrica, com brassagem de 150 litros e cerca de três ou quatro tanques de 200 litros – com sala de aula ao lado. Um espaço relativamente desconhecido, principalmente por quem era de fora do grupo cervejeiro de Curitiba.

Foto: Vitor Oliveira – Samuel Cavalcanti , Proprietário BODEBROWN

Atualmente, a Bodebrown é umas das cervejarias mais premiadas da América do Sul, sendo pioneira no Brasil em estilos como Imperial IPA, Wee Heavy, Black Rye IPA, Hop Weiss e cervejas envelhecidas. Além disso, a empresa também introduziu a cultura das cervejas colaborativas com marcas internacionais, em parcerias com Stone Brewing (EUA), Adnams (Inglaterra), Caledonian (Escócia), Doppio Malto (Itália), O’Dell (EUA), Hargreaves Hill (Austrália), New Belgium (EUA), Baird (Japão), Devils Peak (África do sul) e Primus (México).

Conheça a Bodebrown acessando o site https://loja.bodebrown.com.br/

Casa Albornoz

A história da Casa Albornoz começa em 1976, quando Sérgio Eurico Acosta Ferreira iniciou suas atividades agropecuárias na Estância Garupá. Durante 30 anos, o empreendedor trabalhou com pecuária de ponta, aprimorando constantemente a Raça Angus, bem como o plantio de arroz e soja. Em 2010 conseguiu concretizar um sonho antigo de constituir a Empresa Agropecuária Albornoz Ferreira Ltda, e desta forma atingiu seu objetivo de manter a família unida.

Desde então, a empresa vem sendo administrada pelas mulheres da família, lideradas pela matriarca Margarida Albornoz Ferreira. Em 2013, o empreendimento iniciou um projeto de plantio de Nogueiras e Oliveiras. Atualmente, a empresa conta com 5 rótulos de azeites, mel, nozes e cosméticos. Atualmente possui uma variedade de atividades que proporcionam experiências sensoriais aos visitantes. Acompanhe pelo site, facebook e instagram.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page