top of page

O universo do azeite de oliva gaúcho numa festa que vai durar três dias



Caçapava do Sul vai promover uma imersão na cultura que envolve o azeite de oliva. O município é considerado o berço da olivicultura gaúcha, por ter iniciado o plantio dos primeiro olivais. Atualmente é detentor de cinco das 40 marcas existentes no Estado. A produção de azeite de oliva da região foi premiada mundialmente e o fortalecimento da cadeia produtiva está sendo celebrado em uma Festa que vai durar três dias.


A 1ª Festa do Azeite de Oliva ocorrerá no Largo Farroupilha, em Caçapava do Sul, de 27 a 29 de maio de 2022. O evento tem entrada franca e planeja receber mais de 10 mil pessoas da região.


Entre as atrações, haverá deck gastronômico, com sommelier de azeites, oferecendo degustação, Vila do Artesanato, atrações nacionais e locais, como Chimarruts, Comunidade Nin-Jistu e Dante Ledesma. Confira a programação completa abaixo.


O projeto, que tem financiamento do Pró-Cultura RS e Governo do Estado do RS, foi germinado pelos produtores locais, Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e Prefeitura de Caçapava, com o objetivo de fomentar e popularizar localmente este produto fundamental na gastronomia.


O presidente do Ibraoliva, Renato Bernardo Fernandes lembra que 75% da área de olivais produzidas no Brasil estão em solo gaúcho. “A popularização do cultivo das oliveiras, industrialização de azeitonas e azeites e outros subprodutos da olivicultura são fundamentais para ampliar a competitividade do setor”.


A Festa do Azeite de Oliva está sendo realizada pela 1ª Casa Produções Audiovisuais, que tem Fernando Marques como produtor executivo e diretor e Ignácio Lemos, diretor da FullPlay, como coordenador geral. “A Festa foi idealizada para chamar a atenção da população sobre o crescimento exponencial que está tendo a olivicultura da região. Pretendemos realizar anualmente uma edição da Festa, a fim de promover o sentimento de pertencimento da comunidade do município e região”, lembra Lemos.



Artesãos e produtores da agricultura familiar na Festa

Haverá um espaço destinado à venda de produtos do artesanato e da agricultura familiar de Caçapava do Sul, bem como de produtos do Geoparque Caçapava. De acordo com Stenner Camargo, secretário de Cultura do município, a Feira de Artesanato está com inscrições abertas para participação, até dia 13 de maio. Ele lembra que poderão se inscrever artesãos, produtores da agricultura familiar e aqueles que possuem selo de parceiro, apoiador ou geoproduto do Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO. “Serão disponibilizados oito estandes, devendo os produtos fazerem referência à olivicultura, possuírem selo de parceiro, apoiador ou geoproduto do Geoparque Caçapava”, assinala.

Soberanas da Festa



Foi realizada uma eleição para a escolha das soberanas da Festa, com 172 mil votos, quando foram eleitas como rainha, Karine Trindade, como princesa, Ana Constante e como Miss Simpatia, Bruna Meireles.

O evento tem a presença confirmada do vice-presidente da República, general Mourão, do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior e da secretária da Cultura do RS, Beatriz Araújo, entre outras autoridades.


Serviço

1ª Festa do Azeite de Oliva

27 a 29 de maio de 2022

Largo Farroupilha, em Caçapava do Sul

Entrada franca

Redes sociais: @festadoazeitedeoliva

Programação da Festa do Azeite de Oliva

27 a 29 de maio de 2022

Largo Farroupilha – Caçapava do Sul


Dia 27/05/22 – sexta-feira

17h30 – Solenidade de abertura com autoridades

18h15 – Apresentação Coral Caçapavano - Palco principal

19h30 – Apresentação Banda Municipal - Palco principal


Dia 28/05/22 – sábado

15h30 - Pra ti Vê – pagode – Palco gastronômico

17h30 – Duda e Pety – MPB - Palco gastronômico

18h – Grupo Rolêzin – pagode – Palco principal

18h45 –Estela La Bella – sertanejo- Palco principal

20h - Comunidade Nin-Jitsu - Palco principal

21:15 - Mfunk- Palco Principal

22h15 – Chimarruts - Palco principal


Dia 29/05/22 – domingo

11h30 - Tela Class - rock – Palco Gastronômico

13h - Pra ti Vê – pagode – Palco gastronômico

14h30 - Invernada no CTG do Forte

15h30 Bonecos da Montanha - teatro infantil – Palco Principal

16h15 – Jairo Lambari Fernandes - nativista - Palco Principal

17h30 - Dante Ramon Ledesma - nativista - Palco Principal

18h45 - Lênin e William -sertanejo – Palco Gastronômico


Assessoria de imprensa:

Luciene Barbiero Vieira Machado

51 999300852


Fotos olivais: Divulgação/Publique

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page