top of page

EPAMIG inaugura melhorias na Agroindústria de Extração de Azeite

Área ganhou novos equipamentos, adquiridos com recursos de projeto financiado pela Sede/ Fapemig



A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) vai apresentar os novos equipamentos da agroindústria de azeite, durante a programação do Azeitech, que ocorre no próximo dia 2 de fevereiro, no Campo Experimental da Empresa em Maria da Fé.

A modernização do lagar foi possibilitada com recursos do edital PPE 00049/21 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)/ Fapemig. “Esta foi uma oportunidade fundamental para a EPAMIG e para os programas de Pesquisa da Empresa, uma vez que possibilita a liberação de valores maiores do que dos editais comuns. No nosso caso do programa de Olivicultura pudemos propor, e foi aprovada, a compra de equipamentos mais modernos e potentes, que nos possibilitam ter tecnologia similar a dos principais lagares da região”, assegura o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira.


De acordo com o pesquisador, o projeto contemplou valores próximos a R$2 milhões para a compra de máquina extratora, lavadores de garrafa, rotuladores, tanques e mesas de inox, e equipamentos de laboratório. “A nova extratora tem capacidade para processar 250kg de azeitona por hora. Enquanto a anterior, modelo de 2010, tem capacidade para 100kg por hora. Isso vai permitir executar mais que o dobro de trabalho em menos da metade do tempo. Além disso, o novo equipamento tem uma centrifuga vertical responsável por eliminar o resíduo de água e partículas sólidas antes da fase de decanter, o pode melhorar e muito a qualidade do nosso azeite”, informa.


A máquina extratora foi adquirida da catarinense Fast Indústria. “Temos que ressaltar que essa é uma tecnologia desenvolvida no Brasil por uma empresa que é parceira no desenvolvimento do trabalho, temos na EPAMIG várias trocas de experiências com eles para o desenvolvimento de pesquisas”, acrescenta Luiz Fernando. “Tenho certeza de que esse novo equipamento vai agregar mais qualidade ao azeite produzido pela EPAMIG e aos serviços que ofertamos aos produtores que ainda não possuem seus lagares”, completa.


O novo maquinário inclui também uma rotuladora e novos equipamentos para as análises laboratoriais. “O produtor que optar por processar suas azeitonas conosco, poderá sair daqui com o seu produto envasado e rotulado. Além disso pode obter um laudo físico-químico do azeite. Nosso laboratório é equipado para realizar desde as  análises da matéria prima (ponto de maturação ideal para a colheita), até a qualidade do produto final”, finaliza Luiz Fernando.


A programação do Azeitech, começa às 8h no dia 2 de fevereiro e  inclui o 19º. Dia de Campo de Olivicultura e a 9ª. Mostra de Tecnológica. A participação no evento é gratuita e não há necessidade de inscrições prévias.


No dia 2 de fevereiro do próximo ano, o Campo Experimental de Maria da Fé receberá as atividades do 19º Dia de Campo de Olivicultura e da 9ª Mostra Tecnológica, com programação voltada para os aspectos agronômicos, insumos e informações sobre a colheita e a extração de azeites.


Exposição de maquinários, insumos e cosméticos à base de azeite

Ao longo do dia, ocorre também a 9ª Mostra Tecnológica, uma exposição de empresas da cadeia da olivicultura, que apresentarão seus serviços e produtos mais recentes. “São empresas que comercializam máquinas de extração de azeite, garrafas, tampas, lacres e rótulos, além de insumos, adubos, ferramentas, tesouras de poda e pulverizadores”, comenta Pedro Henrique Moura. Ele destaca que haverá também a presença de estandes com diversos produtos feitos à base de azeite ou do bagaço da azeitona. “Teremos novamente produtores de Maria da Fé e da região trazendo produtos artesanais, difusores de ambiente e cosméticos, como cremes e sabonetes, o que mostra a diversidade de possibilidades oferecidas pela olivicultura”, conclui.


As atualizações sobre a programação do evento você acompanha em nossas redes https://www.instagram.com/revistaazeiteseolivais/ e mais novidades serão disponibilizadas pelo site www.azeitech.com.br.


Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page