top of page

Da colheita à degustação

Estância em Viamão te dá a oportunidade de fazer seu próprio azeite.

Por: Augustho Soares

Ter a oportunidade de produzir seu próprio azeite, desde a colheita até o processamento, e ainda degustá-lo no mesmo dia, essa foi a experiência que 14 famílias tiveram no último sábado, 6 de fevereiro. O evento é uma novidade da Estância das Oliveiras, empreendimento localizado em Viamão/RS.

Olivoturismo e um piquenique com música instrumental ao ar livre fizeram parte de uma programação especial, preparada para tornar cada momento em uma experiência única. Já na chegada no olival, por exemplo, cada família tinha o seu nome em uma placa na árvore de oliveira da qual colheria os frutos.

Arvore com o nome da Família – Foto: André Goelzer

De acordo com o mestre de Lagar e diretor operacional do empreendimento, André Goelzer, a experiência foi aprovada por todos os participantes. “Foi fantástica! Já viajei pelos principais países produtores de azeite e eu nunca tinha presenciado uma atividade assim”, afirma.

Piquenique na Estância das Oliveiras – Foto: André Goelzer

Ainda no período da manhã, as famílias participaram de um piquenique à sombra da Oliveira de mais de 300 anos da família Goelzer, idealizadores a administradores do local. Fora isso, algumas atividades que fizeram parte do dia dos visitantes foram:

  1. degustação do azeite produzido na hora;

  2. chuva de azeitonas;

  3. caminhada pelo olival;

  4. visitação ao LAGAR

  5. recreação com brincadeiras antigas para os pequenos;

  6. pôr do sol com música instrumental.

Chuvas de azeitonas – Foto: André Goelzer

Como se já não fosse o bastante, pelas experiências já vividas neste dia especial, os participantes ainda levaram uma garrafa pintada a mão, feita por encomenda com o nome da família e o azeite na variedade arbequina, extraído no dia.

Garrafas com o azeite elaborado no dia – Foto: André Goelzer

Além disso, cada família recebeu um ramo de Oliveira da sua árvore, para levar como lembrança do momento da colheita. Um ramo do que é o símbolo de Paz, Abundância e Prosperidade.

Consegue imaginar uma experiência com olivoturismo melhor do que essa? Se ainda não conseguiu participar, corre que ainda dá tempo!

Os próximos encontros serão nos dias 21 e 27 de fevereiro. Veja as opções oferecidas nestas datas e participe. Mais informações podem ser encontradas através do link aqui.

📍 Onde ? Apenas 28km de Porto Alegre – RS-118 km32 – Estrada Jaconi 495 – Estância Grande – Viamão – RS

留言


Post: Blog2_Post
bottom of page