Nos dias 8 e 9 de Julho ocorreu, nas instalações da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, o Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O Painel foi constituído por nove peritos nacionais portugueses, sob a presidência de Francisco Ataíde Pavão e com a Coordenação Técnica de José Alberto Pereira.
Participaram do concurso 51 produtores, entre produtores-engarrafadores, lagares de azeite e cooperativas, num total de 66 amostras provenientes de 18 conselhos da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
No primeiro dia foi feita uma pré-seleção dos azeites, em quatro categorias – Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Verde Intenso. No segundo dia ocorreu a análise de 48 das amostras e atribuídas 13 Medalhas de Ouro, 12 de Prata, 15 de Bronze e duas Menções de Mérito aos azeites com nota superior a 70 pontos.
A organização foi realizada pela Capital Douro em parceria com a Câmara Municipal da Pesqueira, o CEPAD, a APPITAD e o Instituto Politécnico de Bragança. No dia 25 de Julho, foram apresentados no Museu do Vinho de São João da Pesqueira os vencedores das várias categorias do concurso.
Muitos desses azeites premiados, estão no mercado brasileiro atendendo ao paladar que está sendo educado atualmente por profissionais cada vez mais especializados no mundo do azeite de oliva extravirgem.
Destaque aos azeites avaliados como o melhor azeite “kids”, este azeite possui características marcantes e peculiares aos paladar do que representará o futuro consumidor.