top of page
azeiteseolivais

A união de conceitos: ENOGASTROOLIVOTURISMO

Por: Luciane Gomes

Você já sabe e ouviu falar sobre o que é enogastronomia?

Escolher um bom rótulo pede uma ocasião especial, uma boa música, companhias agradáveis, e claro a boa gastronomia.

Da mesma forma, quando se fala sobre o olivoturismo, que trata das experiências proporcionadas na união da gastronomia e o ambiente das oliveiras, que tem como produto o azeite de oliva extravirgem.

Cheiro de pão assado na hora

Todos esses produtos ganham importância, especialmente através dos menus de degustação com vários pratos que harmonizam com diferentes vinhos, azeites, e que são elaborados com produtos regionais e degustados em espaços que não se confinam apenas aos restaurantes.

Mas, tudo está unido, e de alguma forma separado, ou melhor em expressões que conceituam um e outro.

Quando pensamos na harmonização de pratos e bebidas, alguns elementos devem ser levados em conta, tais como: os aromas, sabores, texturas, experiências, entre outros.

Geléia, aromas e sabores

Desta forma, e pensando na integração de conceitos, estamos trazendo uma nova tendência, ou seja, um novo olhar sobre os produtos que envolvem os aspectos: enoturismo, gastroturismo e olivoturismo. A união de pessoas, produtores e comunidade de uma forma geral, atrai os olhares para o desenvolvimento local e regional, proporcionando novas fontes de renda e geração de empregos.

A volta as origens com bolos caseiros no café da manhã

Foi assim, que o Economista Eduardo Mauch Palmeira, trouxe de uma maneira inovadora uma nova expressão que à primeira vista, pode parecer estranha, e que aos nos aprofundarmos, conseguimos perceber a importância desta união, criando assim o ENOGASTROOLIVOTURISMO.

Esta expressão, mostra que a união desses setores é de suma importância para as muitas regiões, não apenas para o Rio Grande do Sul e Brasil, e pode ser adotada para o Mundo.

O turismo receptivo é um ótimo caminho para que isto ocorra, mas para que tudo de certo, o associativismo deverá ser levado em conta, uma vez que os pequenos empreendimentos darão apoio a cadeia produtiva, fazendo com que mantenhamos o patrimônio histórico e cultural, a enogastroolivocultura e as lides rurais.

Englobados nessa expressão, estão a vitivinicultura, a gastronomia local e típica, a olivicultura e os azeites, queijos e laticínios, panificação, geleias e doces artesanais, charcutaria, cogumelos e trufas, cafés e cervejas artesanais, mel, frutas e legumes, entre outros.

Estamos em um ambiente onde o nosso cartão de visita, é o bem receber e a gastronomia, além das belezas locais e tradição, fazendo com que tenhamos o diferencial que não há em outros ambientes.

Dieta Gaúcha na brasa

Daqui do Pampa, estamos difundindo a “Dieta Gaúcha”, baseada em um azeite extravirgem de excelente qualidade, uma ótima carne (bovina e ovina) e os queijos e vinhos.

Vamos mobilizar nossos parceiros e fazer o ENOGASTROOLIVOTURISMO acontecer!!!! #ficaadica

Post: Blog2_Post
bottom of page