top of page

A EPAMIG é pioneira nas pesquisas com a cultura no Brasil


Um projeto de pesquisa coordenado pela EPAMIG vai contribuir para assegurar a qualidade e autenticidade dos azeites da Serra da Mantiqueira, dos vinhos de colheita de inverno e dos cafés originados nas diferentes regiões de Minas Gerais.


A proposta “Agregação de valor às cadeias produtivas do azeite, café e vinho de Minas Gerais por meio da rastreabilidade e caracterização da origem geográfica”, foi aprovada na Chamada 03/2023 - Programa Institucional de Consolidação da Pesquisa Científica e Tecnológica, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).


O projeto consiste na utilização de técnicas de metabolômica, razão isotópica, análise elementar e caracterização físico-química para encontrar marcadores altamente correlacionados com a característica distintiva do produto e/ou sua origem geográfica.


Essas técnicas podem, além de garantir a procedência dos produtos, identificar fraudes que possam prejudicar o consumidor, promovendo critérios justos e uniformes para todas as empresas envolvidas.


A EPAMIG , atua também nas seguintes linhas de pesquisa


  • Biotecnologia;

  • Fertilidade e nutrição de plantas;

  • Fitotecnia;

  • Genética;

  • Indução floral;

  • Manejo e tratos culturais;

  • Melhoramento genético;

  • Obtenção de mudas de qualidade;

  • Qualidade do azeite.


Com a coordenação do pesquisador Luiz Fernando de Oliveira da Silva - Doutor em Agronomia (Fitotecnia) e equipe.


Equipe de pesquisadores

Emerson Dias Gonçalves Doutorado em Agronomia – Fitotecnia (Fruticultura de Clima temperado). Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. Erivelton Resende Doutorado em Agronomia (Fitotecnia) (Conceito CAPES 5). Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Patriciani Estela Cipriano Doutorado em Ciência do Solo (Conceito CAPES 7). Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Pedro Henrique Abreu Moura Pós-Doutorado. Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Rogério Antônio Silva Doutorado em Agronomia (Entomologia) (Conceito CAPES 5). Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Vanda Maria de Oliveira Cornélio Doutorado em Agronomia (Fitotecnia). Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.


Saiba mais no site https://www.epamig.br/


Post: Blog2_Post
bottom of page