top of page

A edição do concurso Mario Solinas de 2024 acontecerá no Uruguai

Por Jorge Pereira Benitez


O concurso Mario Solinas Quality Award do COI, que acontece todos os anos para premiar os melhores azeites extra virgem, viajará para o Uruguai em 2024, como edição especial do concurso dedicada exclusivamente aos óleos do hemisfério sul.


Esta iniciativa abre a porta a um grande número de azeites virgens extra excepcionais das regiões oliveiras do hemisfério sul.


O concurso foi lançado durante a campanha 2000-2001 para homenagear e comemorar a memória do professor italiano Mario Solinas, grande impulsionador da análise sensorial do azeite virgem. O principal objetivo do concurso é premiar azeites extra virgens com melhores atributos sensoriais em cada uma das categorias estabelecidas nas bases do concurso. Além de reconhecer o trabalho minucioso e a dedicação dos produtores, é uma referência no sector oleícola e incentiva os produtores a alcançar novos níveis de qualidade.


Dada a diferença entre os períodos de colheita da azeitona no hemisfério sul e norte, o Uruguai propôs a realização de uma edição específica, adaptada ao período de colheita dos países do hemisfério sul. Esta solicitação foi aprovada pelo Conselho de Membros da Organização em novembro de 2023.


A edição de 2024 acontecerá no Uruguai.


Esta decisão sublinha o compromisso do COI de promover e fortalecer a excelência e a qualidade dos azeites em todo o mundo. Reflete também o desejo de promover a cooperação internacional, partilhar melhores práticas e reconhecer os produtores de azeites virgens extra excepcionais em todo o mundo. As amostras para a campanha de 2024 e os documentos necessários devem ser enviados até 15 de agosto de 2024 para o seguinte endereço: Laboratório Tecnológico do Uruguai – Sede Central – Av. Itália 6201, 11500 Montevideo, Uruguai - Base do concurso.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page