top of page

2º Encontro Técnico da Cultura da Oliveira de Canguçu – RS

Atualizado: 3 de fev. de 2022

O 2º Encontro Técnico da Cultura da Oliveira de Canguçu – RS foi sediado na Fazenda Serra dos Tapes, entre os dias 14 e 16 de outubro, e nós da Revista Azeites & Olivais fez a cobertura completa do evento transmitindo on-line pelo Facebook @revistaazeiteseolivais.

A atividade foi organizada pela Prefeitura Municipal de Canguçu, Associação do Comércio, da Indústria , Serviços e Agropecuária de Canguçu – ACICAN, através do Núcleo de Turismo, EMATER, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Canguçu, Programa de Desenvolvimento Econômico Local – PRODEL Canguçu além dos empreendimentos turísticos integrantes do Roteiro Olivais da Serra dos Tapes e IBRAOLIVA.​

Foto: Roberta Pereira – Prefeito Municipal de Canguçu – RS, Vinicius Pegoraro

​Painéis técnicos e apresentação de cases, ​com o objetivo de incentivar e promover a olivicultura no município. De acordo com o Prefeito municipal de Canguçu/RS – Vinicius Pegoraro “o evento foi uma grande oportunidade de reunir pessoas de toda cadeia produtiva da olivicultura e da agricultura local, com informações técnicas e relacionamentos que induzam os interessados em iniciar ou melhorar seu processo de plantio dessa cultura. Para contribuir neste sentido, estamos apresentando o Programa Mais Oliva Canguçu Programa Municipal de Incentivo a Olivicultura, que irá propiciar, em conjunto com a EMATER, assistência técnica aos produtores, bem como subsídios, descontos em hora máquina, aquisição de calcário, entre outros beneficio que vão desde o início da produção até a comercialização final de produtos. Sabemos que o nosso município é vocacionado para agricultura e queremos preparar nossos agricultores para que tenham mais uma opção de cultivo em suas propriedades e possam assim ter mais um rendimento através do cultivo de oliveiras”.

O evento foi projetado para reunir pessoas em comum de toda a cadeia produtiva da olivicultura e da agricultura local.

Canguçu é considerada a Capital Nacional da Agricultura Familiar, uma vez que mais de 14.000 famílias e está empenhado em fomentar o turismo e a olivicultura. O município recebeu ainda a premiação no Concurso Top 100 Green Destinations. Um reconhecimento através de uma instituição Holandesa, que coloca Canguçu entre os 100 destinos com iniciativas sustentáveis no mundo em 2021.​

O Coordenador do Programa Pró-oliva/RS e da Câmara Setorial das Oliveiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Paulo Lipp João destacou em sua fala, na abertura do evento o potencial que o olivoturismo têm e o panorama da produção no RS.

Foto: Roberta Pereira – Paulo Lipp João

Acompanhe a abertura do evento.

https://fb.watch/8-TGQMuzWH/

Palestras técnicas importantes para a troca de informações técnicas e possibilidade de interessados a iniciar ou melhorar seu processo de plantio desta cultura e o evento na integra você pode acessar pelo link abaixo.

https://fb.watch/8-TR_OkAjw/

https://fb.watch/8-TYraB9Wn/

Veja algumas fotos:

Foto: Acican Canguçu – Equipe Organizadora do evento

Foto: Acican Canguçu – Equipe Organizadora do evento com os palestrantes do último painel

Foto: Roberta Pereira – Prefeito e sócia do Azeite Pecoranera – Claudia

Também técnicos e integrantes do trade turístico regional, realizam encontro integrado voltado a temática do Turismo e a produção de oliveiras., que estão se organizando juntamente com os demais municípios da região, para receber turistas com a Rota dos olivais da Serra dos Tapes – Canguçu/RS.

​Atualmente Canguçu conta com três marcas de azeite de oliva e com 6 fazendas com plantio desta cultura em maior dimensão – são mais de 650 hectares plantados. Muito potencial e prosperidade, a região conta com recursos turísticos natural-culturais, garantindo o envolvimento de outros setores.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page