top of page

1º Encontro de Olivicultores da Bahia


No dia 1 de junho de 2024, marcou o lançamento histórico do Primeiro Encontro de Olivicultores em Piatã, realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e agricultoras Familiares de Piatã, e atraiu um público excelente, proporcionando um dia especial de aprendizado e networking para todos os participantes.


A palestra de abertura contou com a presença em vídeo do produtor do azeite Rio de Contas, além da fala inspiradora de Christopher Chinchila sobre as perspectivas da olivicultura na região.


Em seguida, o engenheiro Rodinei Carvalho ministrou uma palestra abrangente sobre a implantação de olivais, abordando desde o planejamento inicial até as técnicas mais avançadas para o cultivo de oliveiras em todas as suas etapas. Os participantes tiveram a oportunidade única de aprender sobre as melhores práticas para iniciar e manter um olival produtivo.



A terceira palestra do dia focou nas frutas de clima temperado e suas adaptações ao semiárido, tema abordado pelo pesquisador da Embrapa Semiárido Paulo Roberto Coelho Lopes com um tema de grande relevância para os produtores da região.



Finalizando as palestras da manhã, o Dr. Felipe Toé trouxe à tona a importância e os benefícios das indicações geográficas (GI) valorizando a origem, qualidade e tradição para os azeites e produtos agrícolas e alimentares em sua palestra.


No período da tarde, o Chefe Geral da EMBRAPA Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto, falou sobre o desenvolvimento da olivicultura no bioma cerrado. Novas variedades e estudos já despertam interesse de estudantes presentes e pesquisadores.


As principais fontes de financiamento, com palestra de Moises Andrade do Desenbahia, trouxe informações importantes para quem deseja expandir seu olivais ou implantar.


Como um dos patrocinadores do evento, a Fast Tecnologia Industrial, proporcionou uma palestra esclarecedora sobre tecnologias para a extração de azeites de oliva extravirgem premiados, ministrada pelo engenheiro Ademir Ávila.



O evento foi um marco importante e como fechamento da programação foi realizada uma visita ao Sitio Zero Grau onde a prática une-se a teoria, encantando à todos com a beleza das oliveiras e a sua produção de azeitonas em conserva, degustadas no evento.


O evento contou com a presença de autoridades e outros convidados representando o poder público da cidade, demonstrando o apoio e interesse pelo desenvolvimento da olivicultura na região.


Os patrocinadores do evento foram a empresa Brasileira Fast Tecnologia Industrial e também a Pieralisi Brasil, e aos apoiadores, como a Revista Azeites & Olivais, Cachaça Premium Reserva do Lima, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piatã, Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã e o Sítio Zero Grau, por tornarem este encontro possível.


O Primeiro Encontro de Olivicultores em Piatã foi um grande sucesso, proporcionando um ambiente rico em troca de experiências e conhecimentos, contribuindo significativamente para o avanço da olivicultura e fruticultura na região.


Fotos: Daybson e Marina Mattos


Confira o vídeo abaixo com os principais destaques

TV Piatã



Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page